quinta-feira, 7 de abril de 2011

2º ENCONTRO COM OS FORMADORES EM JUIZ DE FORA

OLÁ, PESSOAL...
VOU RESUMIR O TEOR DO MÓDULO II(TP3 E TP4), TENTANDO BRINCAR UM POUCO COM ALGUNS GÊNEROS TEXTUAIS E OS SEIS OBJETIVOS COMUNICATIVOS QUE TEMOS.
MEU SUPORTE SERÁ O BLOG DE LAGOA DOURADA!
ENTÃO, VAMOS A ELES:


1-OBJETIVO COMUNICATIVO: relatar
GÊNERO: notícia


João XXIII recebe tutores do Gestar II

Aconteceu em Juiz de Fora, no Colégio de Aplicação João XXIII de 04 a 06 de abril, mais um encontro de tutores de doze cidades para o estudo do Módulo II do Gestar. Com o retorno às suas cidades, os educadores promoverão o repasse aos cursistas de Língua Portuguesa e Matemática. O estudo presencial dos próximos módulos far-se-ão em junho e setembro. O objetivo final é a implementação de um novo olhar sobre o ensino-aprendizagem de 6º ao 9º anos.

(DA ESQUERDA PARA A DIREITA): EU, HÉLIA, ANDREIA,JAQUELINE,JURACI,OSMARLI, LEO, ROSIMAR E GLORINHA.


2-OBJETIVO COMUNICATIVO: argumentar
GÊNERO: propaganda


Quer no mundo dos gêneros entrar?
É melhor se ligar no Programa Gestar!


Um programa de Gestão de Aprendizagem Escolar que veio para ressignificar o "papel" do professor de Língua Portuguesa em prol da leitura e escrita proficientes. O Gestar oferece acesso a debates e reflexões sobre o efetivo trabalho com gêneros textuais e os respectivos objetivos comunicativos.
Maiores esclarecimentos: Equipe do Gestar II de Lagoa Dourada
Vagas: Todas preenchidas, caro colega.
Previsões: Fique atento, quem sabe, no Gestar III.
GESTAR, SUA OPÇÃO PARA NÃO SAIR DA MODA!

EU E ANDREIA(PROFESSORA DOUTORA FORMADORA)


3-OBJETIVO COMUNICATIVO: expor
GÊNERO: verbete


GESTAR-Programa Gestão da Aprendizagem Escolar é programa de formação continuada em serviço. A proposta se estrutura na organização de conhecimentos em visão de ensino mais integrada, com exploração de múltiplos conceitos, articulados e coerentes na representação da aprendizagem dinâmica e interativa, não estanque no tempo e/ou espaço.


(EU E TIAGO -PROFESSOR DOUTOR FORMADOR)

4-OBJETIVO COMUNICATIVO: instruir
GÊNERO: bula

INTERGENERICIDADE

TRABALHE COM PRAZER NA PROPOSTA GESTAR

MEDICAMENTO: GESTARDEZ

O medicamento Gestardez já encontra-se em sua cidade e é o melhor para alívio emocional de profissionais da educação que sofrem a síndrome da dependência do livro didático.

COMPOSIÇÃO:
50 mg de teoria interativa e articulada com a atualidade
50 mg de integração, participação e envolvimento criativo
Em cartuchos com 4 comprimidos revestidos de TPs e de AAAs.

INFORMAÇÃO AO PACIENTE:
Gestardez é o medicamento mais eficaz no tratamento do ensino-aprendizagem inerte e sem objetivos e na obtenção de resultados "concretos" e "efetivos" de gêneros da praticidade da Língua Portuguesa.

POSOLOGIA : As áreas de aplicação são muitas, principalmente stress,desilusão pedagógica,nervosismo, irritações em geral e dificuldade de concentração. Em geral, o Gestardez atua de forma rápida no processo de cura de quase todas as neuras do professor apático. Sucessos especiais foram registrados em casos de profissionais que pediam licenças.

PROPRIEDADES : O efeito se faz notar pouco tempo depois após iniciada a leitura dos TPs e tem grande durabilidade e aplicabilidade. Gestardez alivia rapidamente o desestímulo,a falta de criatividade e o desempenho geral melhora.

PRECAUÇÕES / RISCOS : Em geral, os Módulos do Gestardez são bem tolerados. Para preguiçosos, aconselham-se meios de auxílio à capacidade de criação. São conhecidos casos isolados nos quais o uso prolongado produziu "dependência".

DOSAGEM : Sugere-se regularidade no uso e implantação de uso contínuo é o pressuposto essencial para a cura. Desistência prematura pode interferir no efeito.

(MARCUSCHI, Luiz A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Rio de Janeiro: Parábola Editora, p. 165.)Adaptação



5-OBJETIVO COMUNICATIVO:poetar
GÊNERO:poema


Gestarrimas
Módulo II...Voltem todos!
TP3 a nos esperar
Andreia chega primeiro
É formadora do Gestar.
O curso ocupa do dia inteiro
Nem há como escapar.
Se a moda é essa,
Como não nos agregar?

Tutores bem à vontade...
Educadores experientes
Cada qual de uma cidade
Retornam bem contentes
Tomar ciência da novidade.
Rosimar, Silvia e Glorinha...
Umas falantes, outra quietinha.
Juraci, Leo e Cida
E o diálogo da educação na vida.
Hélia, Rosângela , Marilei
Sabedoria, brincadeiras, emoção...
Piadas que não te contei
E nem segredos são...
Evandro de Pedra Dourada
Companheiro do ano em jornada
Jaqueline, sábia e polivalente
Passa experiência pra gente.

Tiago, formador e doutor,
Foto de manhã, nem pensar!
Só à tarde mostra o sorriso
Para eu, no blog de Lagoa, postar.

(Flávia Regina)
PS.: Desculpem as rimas pobres!




6-OBJETIVO COMUNICATIVO: narrar
GÊNERO: fábula


O professor do passado e o Gestar

Um professor, morto de fome e sede de conhecimento, viu, ao passar diante de um colégio com curso de formação , pendurados nas paredes de uma chamativa sala de aula, alguns trabalhos de exuberância criatividade.
Não pensou duas vezes e, depois de certificar-se que o caminho estava livre de intrusos, resolveu colher ideias.
Ele, então, usou de todos os seus dotes, conhecimentos e artifícios para pegá-las, mas como estavam fora do seu alcance - porque não conhecia a proposta do Gestar- acabou se cansando em vão, e nada conseguiu.
Desolado, cansado e frustrado com o insucesso de sua empreitada, suspirando, deu de ombros e se deu por vencido.
Por fim, deu meia volta e foi embora. Saiu consolando a si mesmo, desapontado, dizendo:
"Na verdade, olhando com mais atenção, percebo agora que os trabalhos estão sem graça e não têm objetivos como eu imaginei a princípio..."

Moral da estória:
Ao não reconhecer as próprias limitações e perceber que é mais fácil se alienar ao previamente pronto, o professor do passado abre assim o caminho para sua infelicidade.

(Adaptação de "A raposa e as uvas" de Esopo)


Abraços, colegas!!!
Até o próximo encontro...

segunda-feira, 4 de abril de 2011

1º Relatório do TP2

Profª tutora: Flávia Regina Santos Chaves
Relatório da 2ª atividade referente ao TP2
Tema

“O Sujeito e o Predicado na construção de orações e períodos”
Bem, nessa etapa, embasada na atividade do Avançando na Prática das páginas 30 e 31, resolvi planejar uma atividade com fundamentação no ensino de Gramática Internalizada(ensino produtivo), Gramática Descritiva(reflexivo ) e de Gramática Normativa (ensino prescritivo).
Perfis das turmas
As turmas atendidas são as mesmas(8º ano A e 8º ano C).
Justificativa
Mediante a necessidade de os alunos entenderem a noção de Sujeito e Predicado na realidade deles e que o conhecimento linguístico pode ter sim efetiva relevância não só nos momentos em sala de aula, optei pela utilização de um texto policial. Senti que a gramática pode ser utilizada em sala sem as cobranças monótonas e rigorosas -apoiadas em atitudes de “decorebas” e obtenção de conteúdos sem práticas firmes.
Mas como mostrar que o Sujeito e o Predicado podem ser conteúdos práticos na realidade de qualquer um?
Objetivo Geral
 Identificar e classificar Sujeito e Predicado nas orações.
Objetivos Específicos
 Entender que o sujeito não é somente aquele que pratica uma ação, mas que também pode ser paciente,recebendo ação de outrem.
 Obter a noção de que não existe nenhuma ação praticada sem a presença de verbos, mas que uma ação pode ser praticada por um sujeito desconhecido ou acontecer naturalmente sem um sujeito.
 Usar a língua oral com função efetiva de convencimento.
 Aprender a fazer deduções dentro de uma coerência textual, vivenciar situações imaginárias que, semelhantes às reais, podem exigir conhecimentos de quea “palavra” pode “salvar ou condenar”.
 Interpretar e produzir textos orais e escritos com objetivos específicos a cada situação.
 Reconhecer os termos mencionados através da Gramática Reflexiva.
Gênero Explorados
 Texto policial (Quem matou o milionário?- Texto do livro ALP)
 Piada
 Leitura de Capa de livro(“A lenda do caçador” e “Um tiro na madrugada” da coleçãoheróis por acaso de Gleisiane Miranda)
 Narração(Técnica de produção de texto)


Metodologia:Atividades realizadas
Primeiramente, fizemos a leitura coletiva do texto “Quem matou o milionário” e a interpretação foi feita individualmente e, posteriormente,fomos discutindo as possíveis causas, consequências e detalhes que pudessem esclarecer o crime. A produção que desvendava o crime deveria seguir uma espécie de relatório como nos filminhos infantis do Scooby Doo em que, ao fim de cada episódio, faz-se um resgate ao todo do caso a fim de esclarecer todos osenigmas.O importante é demonstrar coerência e firmeza de opinião(Gramática interna).
Os estudos de conhecimento linguístico giraram em torno do entendimento de sujeito e predicado e suas classificações de modo reflexivo e ordenado(Gramática Descritiva).
O momento em que a Gramática Normativase deu em nosso trabalho foi de forma lúdica num quadro em que os alunos deveriam identificar os sujeitos e relacioná-los aos devidos predicados, apreendendo a classificar os termos, brincando.
Aproposta de um júri-simulado veio fortalecer o planejamento e demonstrar a utilidade da língua oral bem próxima à norma padrão.
A retomada à narração veio como maneira de fortalecer a escrita através, agora, do conhecimento dos questionamentos que não devem faltar a uma narrativa: Quem? O quê? Por quê? Como? Quando? Onde?

Cronograma
Esse trabalho foi desenvolvido em duas semanas correspondentes ao período de dez horas-aula,sem contar o tempo relativo a atividades para casa.

Avaliação
• Minha avaliação sobre esse processo foi formativa, observando através das atividades realizadas o que as classes puderam observar de relevante.
• As produções de texto sobre a interpretação de capas de livro e trocas de experiências entre os alunos.
• A apresentação e participação do júri-simulado.
• A construção do quadro dos sujeitos e predicados, montado e avaliado individualmente nos cadernos.

Resultados obtidos
O prazer que estou encontrando nas aulas é tanto mais visível para mim, quanto para os alunos. Eles estão, ao modo deles, se esforçando e procurando mostrar mais interação, visto que, além desse processo diferenciado de trabalho, estão participando do blog de Língua Portuguesa, em que são o alvo dos trabalhos. Estão se sentindo mais valorizados e percebendo que vale a pena estudar e que o que está sendo produzidosurte efeitos positivos.

2º Relatório do TP2

Profª tutora: Flávia Regina Santos Chaves
Relatório da 1ª atividade referente ao TP2
Tema

“A frase e sua organização em orações e períodos”

Embasados nesse tema, os alunos tiveram a possibilidade de estudar as várias organizações de práticas linguísticas em um texto, o que os levaram a refletir sobre a frase, suas características, constituição.Nessa oportunidade, conseguiram distinguir os termos oração e período sumamente relevantes nessa etapa do processo ensino-aprendizagem.

Perfis das turmas
Todas as atividades aplicadas fizeram parte da rotina das mesmas turmas do início do projeto: duas turmas de 8º ano bastante distintas uma da outra. Ambas apresentando alunos com dificuldade para esse nível e para leitura de mundo. Entretanto, uma das turma (8º C) continua participativa, falante e, portanto, envolvente, favorecendo uma aula prazerosa e eficiente. A outra turma (8º A) é mais apática(entretanto com uma considerável melhora na participação nos últimos dias), não apresenta problemas disciplinares, todavia a obtenção de respostas aos questionamentos torna-se motivo para que eu mude completamente de postura com o repasse de informações e com aulas mais expositivas e/ou dialogadas. A fim de que o monólogo não reine em situações assim, procuro tornar mais prático o momento em que estou com eles e, a meu ver, as primeiras participações mais consistentes estão acontecendo.
Justificativa
Tendo em vista a necessidade de dar continuidade aos conhecimentos linguísticos dos alunos e introduzir o conteúdo de 8º ano,a opção pelo conhecimento básico de frase, oração e período faz-se necessária e indispensável para a realização da atividade do próximo relatório. Esta apresenta-se como pré-requisito da segunda. Entretanto, pude,como maior êxito, alcançar meus objetivos com as turmas devido ao foco promovido pelas atividades do TP2, uma vez que os alunos conseguiram não só identificar as diferenças entre os termos, mas também perceber a importância deles na vida real,em práticas que o cotidiano deles oferece todo o tempo.
Objetivos gerais
 Identificar frase,oração e período.
 Verificar a importância desse conhecimento linguístico na prática.
 Visualizar e saber usufruir o melhor gênero textual como fonte desse conhecimento.
Objetivos específicos
 Conceituar ,com exatidão: frase, oração e período.
 Reconhecer verbos e locuções verbais, estabelecendo diferenças para a concepção acertada de Oração Absoluta, bem como de Período Composto.
 Diferenciar frases nominaisde frases verbais.
 Ter noção da existência da oração para que uma análise da sintaxe seja possível.
 Apreender conceitos linguísticos que formam base para os próximos estudos.
Gêneros explorados
 Trecho de um conto, intitulado Parceria de Stela Maris Rezende (páginas 46 e 47 da Seção 2 do TP2),
 Obra artística “Mona Lisa” de da Vinci (texto não-verbal,página 53),
 Soneto de Camões (intertextualidade ao quadro – pág.53),
 Poesia (Poesia sapeca)-página 55.
 Depoimento (Avançandona Prática – páginas 30 e 31)
Metodologia:Atividades realizadas
Detonador:
Optei por uma aula lúdica e visual para melhor aproveitamento do material do TP2. Uma história em quadrinhos foi montada no quadro a fim de que os alunos pudessem ter conhecimento prévio dos termos que seriam abordados nos textos da apostila. Portanto, uma reflexão bastante pertinente ocorreu para que eu tomasse ciência do que eles já sabiam e do que ainda precisariam apreender. Em seguida, introduzi os textos acima mencionados e a exploração dos mesmos, acompanhados de atividades de conhecimento linguístico.
Cronograma
A aplicação das atividades aconteceu num período de quatro horas-aula e os alunos demonstraram interesse e, até o presente momento, uma transparência de que meus objetivos foram alcançados.
O que está por vir?
Bom, agora os próximos conhecimentos a cerca de sujeito e predicado estão a caminho e espero que os conhecimentos prévios adquiridos por meio de atividades tão claras e objetivas os ajudem nessa etapa.
Avaliação
• Minha avaliação sobre esse processo foi formativa, observando através das atividades realizadas o que as classes puderam observar de relevante.
• Os alunos fizeram uma pequena interpretação teórica sobre conhecimentos linguísticos e puderam aplicar em exemplos práticos do dia a dia a diferenciação dos termos(frase,oração,período, verbo,locução verbal,frase nominal, frase verbal).
• Atividade artística (Reproduzir a Mona Lisa dos tempos modernos)