domingo, 18 de setembro de 2011

Relato poético para o Seminário final em JF

Programa Gestar II


Mais um momento Gestar... Iremos finalizar?
Conhecimento e integração que não se podem dissipar.
O estudo que fora programado está cumprido
Língua repaginada, logo o compromisso é prometido.
Nada de acabar, é persistir no novo olhar
Aprendizados, revisão, itens aprofundados,
Luta, busca, rotina, querer,
Pesquisa, repasse, apreender, crescer.
São dez meses de intenso envolvimento
Ansiedade, trabalho, troca, desenvolvimento.
O Gestar fez-se companheiro diário
E não há de findar-se neste Seminário.
***

E como a história começou?
Matemática e Língua Portuguesa
Disciplinas opostas que o Programa abraçou
Como perceber em mais um curso beleza?
Rever, descrever, prescrever... Não há dificuldade
É inserir no cotidiano com nossa habilidade.
O resultado, contudo, se esboça em nós, profissionais de educação
Esforços em prol de distinta e relevante capacitação.
Visamos a uma expectativa nada contida
Olhares atentos, cérebros e corações em desalento.
Desafios, novidades, pedras se moveriam
Enfrentar, entretanto, era o que de nós esperariam.
***

Foi a nós disposto excelente material
Um kit que permite interpretação real.
Diz-me: Cabe a quem questionar
Se é ou não correto minha língua variar?
Temas leves, embora questionadores
Destacaram-se no módulo inicial, sem dissabores.
Ensinar ou não a Gramática?
Eis a questão que não se fez apática.
Foram quarenta horas, uma arte instigante.
Estávamos ainda, porém, acolhendo o Gestar
Findos TP 1 e TP2, muito havia pelo percurso a realizar
E em Juiz de Fora voltamos a nos encontrar.
***

Preparar para o estudo do Módulo segundo
Era explorar os gêneros a fundo
Era de interesse de todos os tutores
Vivenciar lado a lado com seus rumores.
Posso não compadecer de unânime opinião
Embora tenha a uma pessoal revelação
Tp3, fascículo a que desejava chegar
Esclarecimentos dos doutores só vieram acrescentar.
Grande impacto em minha formação o conteúdo pôde gerar
Estou , agora, embasada na tipologia do Gestar.
Minhas cursistas acreditaram ser o que nos faltavam:
Gêneros e tipos textuais no processo de produção se destacavam
Pois teoria e prática no TP4 se casavam.
***


Vocês pensam que por aí a formação parou?
Nada disso. O Gestar II ainda continuou.
No meio do caminho tinha, ainda, outra etapa.
Chegada era a hora de aprofundar Módulo III da jornada.
TPs 5 e 6 nos envolveram diferente dessa vez.
Conteúdos complexos para nossos estudantes se expuseram
Em turmas argumentativas as Lições se compuseram.
Realçamos a necessidade de buscar ainda mais pro repasse
Para que nosso cursista não se cansasse, e mais... se interessasse
Um maior diálogo entre os amigos tutores tornou-se frequente
Tudo fez com que o repasse se concretizasse à prática imanente.
Com o término do primeiro processo, eis-me aqui deveras contente.
Devo prosseguir gestando as ideias e visão percebidas?
Certamente será a estratégia que complementará nossas vidas...
Deixo a todos da família Gestar II um carinho sincero
Tenho em mente que a tutoria rendeu-me o que eu queria...
Especialização em sala de aula, foi voltar aos estudos com alegria.
Sinto satisfação e pesar simultaneamente
Fecho meu relato de rimas feito pobremente.
Declaro que o jeito Gestar embutiu-se em mim
Agora aspirarei aos propósitos exigidos, a eles direi sim.
Um longo caminho de trabalho eu ainda tenho
E a ele procurarei dar meu melhor empenho.
Neste Seminário vibro como uma formatura
Ao compromisso com a Língua Portuguesa faço minha jura:
Apoiada no Gestar II, ninguém mais me segura!!!


Lagoa Dourada, 15 de setembro de 2011

Flávia Regina Santos Chaves

WWW.flaviaport.blogspot.com




Projeto desenvolvido para o Gestar II

GRUPOS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO PATRIMÔNIO DE NOSSA TERRA

1. Problemática:

Nossos alunos, como foco de nosso trabalho, possuem estreita consciência, conhecimento e apreço pela cultura local. Muitas vezes, por não conhecerem tal realidade e, sobretudo, a importância de valorizar esta riqueza sem tamanho, muitos de nossos jovens e adolescentes se alienam e deixam resquícios dessa cultura impressionante se perderem no tempo. É fato que, por se tratar de Folclore, muito do que existe é passado de geração a geração oralmente ou por conhecimentos práticos. E é aí que entra a necessidade de, paralelamente ao avanço tecnológico, desenvolvermos um interesse pelo passado e pelo que nele há de mais rico: a cultura.

2. Fundamentação teórica:
A cultura, por ter importância inquestionável, precisa ser resgatada, protegida, repassada a todos os que pertencem a mesma comunidade, para que não se perca. “A cultura de um povo é seu maior patrimônio. Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores. É permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato.” (Nildo Lage). Em função disso, vários trabalhos têm sido desenvolvidos.
A escola, como elo entre a comunidade e o saber, assume seu papel de propagadora do conhecimento. O programa Gestar procura suprir uma lacuna existente em nossa prática, que tentamos há muito tempo completar.
Os programas pedagógicos necessitavam de um embasamento que fosse mais moderno, por serem mecânicos, repetitivos, “chatos”; modernizá-los era preciso, dirigir um olhar diferente sobre a realidade que nos cerca era imprescindível. Nossos alunos não param no tempo, estão ligados, “antenados” e o que fazíamos antes, hoje certamente não se aplicará.
Há uma demanda crescente e exigente que faz dos gêneros textuais foco de trabalho e obriga os profissionais em Educação adequar suas aulas a essa nova “onda”. O curso destinou um caderno específico para este fim, enriquecendo nossas aulas, tentando solucionar nossas dúvidas e questionamentos a esse respeito.
Não é novidade nenhuma que o trabalho com a Língua Portuguesa exige um estudo sobre gramática, seja ele superficial ou aprofundado. O Tp2 veio com essa proposta, para que nos situássemos sobre essa questão, refletir sobre os tipos de gramática e como fazer dela ferramenta eficaz em nosso trabalho.
É fato que, como somos humanos, não somos iguais e a maneira de nos comunicarmos também difere bastante, variando de região a região, de idade a idade, de classes sociais e, até mesmo, de profissão... Acompanhando tanta evolução e variação, de maneira superinteressante, o Tp1 aborda a variação linguística, resgatando a já citada riqueza cultural presente nos dizeres deste povo que ainda não reconhece o valor que tem.
Como foco de preocupação constante, levar jovens ou adolescentes a escrever, reescrever, revisar e escrever novamente sem se sentirem fatigados, o Tp4 e o Tp6 buscam dentro dos tipos básicos de textos (narração, dissertação,...) introduzir nova proposta com sentido para a produção dos mais variados gêneros adequada à intenção comunicativa.
Somado a tudo isso, o Tp6 fecha as propostas dos gêneros textuais, amplamente estudados no Tp3, através do estudo da argumentação, dando a devida ênfase à produção textual, que engloba as fases de planejamento, escrita, revisão e edição.
E o Tp5, por sua vez, vem completar todo este trabalho, com pinceladas de coerência e coesão impetrando ao texto um sentido necessário à compreensão. Não se esquecendo de que o estilo é inerente ao escritor, o Tp aos textos uma riqueza peculiar, particular, fazendo de nossa língua “um baú só de surpresas”, uma obra de arte, um patrimônio incalculável.

3. Objetivos gerais:
 Estudar e trabalhar conceitos básicos de cultura, patrimônio cultural, patrimônio imaterial e memória popular;
 Dar ênfase ao estudo da cultura local e das comunidades mais próximas;
 Envolver a comunidade no processo, proporcionando a oportunidade de refletir sobre a construção oral e escrita da língua.

4. Objetivos específicos:
 Resgatar as peculiaridades da variação linguística local presente nos “causos”, lendas, receitas populares, costumes em geral;
 Valorizar o senso comum através do conhecimento popular das benzedeiras, da medicina alternativa, crenças e superstições;
 Promover a integração escola/comunidade e vice-versa;
 Apresentar à comunidade o resultado do Programa Gestar, através dos trabalhos expostos;
 Resgatar habilidades populares artesanais (pinturas, crochê, cestaria, fuxico...), dando o devido valor a tais manifestações;
 Eternizar causos, músicas, histórias, e manifestações culturais, receitas transmitidas oralmente que se não forem registradas não perpetuarão e se perderão no tempo;
 Valorizar as habilidades pessoais dos alunos de forma a promover seu desenvolvimento artístico e integral, ultrapassando as paredes da escola;
 Produzir as memórias literárias.

5. Metodologia:
 Atrair a comunidade a participar do processo de realização deste trabalho bem como de sua apresentação;
 Promover trabalho de pesquisa centrada em entrevistas;
 Organizar e catalogar acervo de fotos, objetos antigos, documentos, cartas, cartazes de festa, convites de casamento;
 Produção de vídeo ou slides de fotos registrando fatos mais importantes e culminância;
 Trabalhar a culinária local;
 Resgatar as realizações sociais comuns e religiosas (casamentos e eleições), bem como os auditórios nas escolas;
 Promover oficinas de bordado e pintura;
 Construir o livro “Autorretrato lagoense”.

6. Cronograma:
 Trabalho de pesquisa e coleta de dados: setembro e outubro de 2011.
 Montagem, organização do material: 2ª quinzena de outubro.
 Oficinas: 1ª semana de novembro.
 Construções dos trabalhos escritos: durante todo o processo.
 Exposição: 2ª semana de novembro.


7. Equipe de trabalho:
 Professores, direção e equipe pedagógica da escola, funcionários, alunos e comunidade.

8. Avaliação:
 Avaliação formativa no decorrer de todo o processo.

Referências
ANTUNES, Irandé. Muito além da Gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
PORTO, Márcia. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará Edições e Tecnologia, 2009.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II – Língua Portuguesa – Atividades de Apoio à Aprendizagem – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II – Língua Portuguesa – Cadernos de Teoria e Prática – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.


Professores cursistas responsáveis:


ANA MARIA DE ANDRADE RESENDE
EDILAMAR EFIGENIA DE OLIVEIRA RESENDE
ELIZABETE MARIA SILVA FIGUEIREDO
ELIZABETH ANDRADE DA FONSECA RESENDE
ISABELA CRISTINA FONSECA
RAQUEL ÉRICA LUIS
REGINA HELENA LUIS
SYLVIA MIRANDA VASCONSELLOS
VERA LÚCIA DE MENDONÇA
VIVIANE APARECIDA DE OLIVEIRA

Professora tutora:Flávia Regina

Escolas:

ESCOLA MUNICIPAL ANGELINA MEDRADO
ESCOLA MUNICIPAL PROFª MARIA MARCÍLIA DE REZENDE