terça-feira, 21 de junho de 2011

RELATÓRIO DO TP4

Escola Municipal Angelina Medrado
Profª tutora: Flávia Regina Santos Chaves
Relatório das atividades referentes ao TP4


Tema
“ A leitura e os processos de escrita”

Estudar a relação entre a cultura e os usos sociais e funções da escrita nos contextos em que vivemos é fato de inegável relevância em quaisquer situações de nosso dia a dia. A escrita, apesar de ter surgido na Antiguidade para solucionar problemas práticos relacionados à memória, é hoje fenômeno que não se perdeu no tempo nem com o advento da tecnologia. Muito pelo contrário, ampliou- se mais e mais e com diversidades de formas de manifestação. Com isso, há a necessidade de também trabalharmos com nossos alunos a evolução da escrita e as variadas funções da mesma.

Perfis das turmas

As Lições de Casa referentes a esse relatório foram executadas em duas turmas de 8º ano da Escola Municipal Angelina Medrado de Lagoa Dourada que se envolvem desde o início do projeto. As turmas mencionadas são distintas, tendo em vista conteúdo e conhecimento de mundo, interesse e vontade de crescimento. As turmas contêm alunos de zona urbana e de zona rural com idades entre 13 e 16 anos.



Justificativa

Devido à nítida necessidade de englobar nossos alunos num universo de diversidade de gêneros textuais bem como adaptar cada gênero às suas características predominantes, optei por escolher, no enfoque do TP4, gêneros que são agradáveis e pertinentes ao 8º ano para o trabalho com a leitura além do que os olhos podem ver, mas que o conhecimento de mundo e o olhar profundo podem captar. E, a partir daí, criar situações favoráveis à construção de textos claros, criativos e prazerosos na escrita e na leitura, visto que ficariam expostos ao público escolar.

Objetivos gerais

 Identificar alguns gêneros textuais presentes e pertinentes à realidade dos estudantes dos níveis de 8º anos.
 Reconhecer qual (is) os objetivos comunicativos presentes nos textos estudados (trabalho realizado oralmente nessa etapa).
 Entender a importância de se perceber a situação discursiva na criação da competência sociocomunicativa.
 Produzir gêneros textuais com eficiência tendo como ponto de partida textos bem compreendidos e definição de características em cada gênero explorado.


Objetivos específicos
 Fazer uso da escrita como prática cotidiana, necessária e prazerosa.
 Reconhecer a leitura e a escrita como fontes de inspiração, mas também como situações indispensáveis ao indivíduo que quer se integrar ao mundo globalizado.
 Relacionar objetivos com diferenciados textos e seus significados de leitura.
 Definir a leitura atenta e minuciosa como papel urgente para amplitude dos conhecimentos linguísticos indispensáveis à produção de novos textos.

Textos e obras explorados

 Página de diário com o texto “Camping” de J. G. Fraga (p. 132), seguida de interpretação e da proposta do Avançando na Prática da p. 133 com adaptações (Anexo 1).
 Texto “Admirável mundo louco” de Ruth Rocha (p.118), seguido de interpretação, produção de autobiografia a partir da biografia da autora do texto estudado.
 Música “Admirável chip novo” da cantora Pitty que mantém intertextualidade com o texto anterior. Atividades de interpretação oral e criação de folder com resumo e resenha- gêneros já explorados anteriormente (Anexo 2).
 Estudo de cartão- postal (Atividade adaptada da p. 188)/ (Anexo 3)

Metodologia

• Atividades de interpretação individuais e coletivas.
• Aulas expositivas e dialogadas.
• Exercícios de produção de textos individuais com finalidade de exposição.


• Estudo das características pertinentes a cada gênero explorado.
• Descobrindo objetivos, gêneros, temas, estruturas, suportes em diálogos no momento das interpretações.
Cronograma

A aplicação das atividades vem acontecendo desde o dia 03 de junho e algumas estão ainda em fase de finalização.

Avaliação

• Minha avaliação sobre esse processo está sendo formativa, observando através das atividades realizadas o que as classes puderam produzir com eficácia e autonomia.
• A construção dos textos, folder e envolvimento no miniprojeto.






Lagoa Dourada,15 de junho de 2011
Flávia Regina Santos Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário