quinta-feira, 24 de março de 2011

OBA.... INÍCIO DO TP2- RELATÓRIO DO SEXTO ENCONTRO

6º encontro com as cursistas

Olá, galerinha...
Nosso trabalho começou com uma diferenciação importante que ficou a dever no último encontro: uma diferenciação entre cartum e charge. Uma pequena explanação sobre o assunto fez-se em um slide , seguido de exempificações muito interessantes.
Aqui vai um resuminho:
Diferença entre cartum e charge
*Exemplo de cartum :Vida de passarinho(Caulos)- remete a Gonçalves Dias.O cartum tem uma característica muito positiva : é atemporal, pode ser trabalhado em qualquer situação.
( O CONSUMISMO,O CAPITALISMO QUE MASSACRA TODAS AS CONVIVÇÕES)

(A POLUIÇÃO DESORDENADA,A QUESTÃO AMBIENTAL COMO FONTE DE PREOCUPAÇÃO A TODA A POPULAÇÃO)


(O TABAGISMO)


*Característica da charge: Temporal(sobre política , por exemplo).

(SOBRE O APAGÃO)



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Iniciamos o TP2 com reflexões sobre os diversos tipos de gramática e as vantagens e desvantagens de se trabalhar gramática.
Questões discutidas:
*Unidade 5.Gramática: seus vários sentidos
*O que é gramática para você?
Você trabalha com gramática?
Como desenvolver o trabalho com a Gramática?
Por onde começar?
Aonde chegar?
Por onde caminhar?
*Afinal, o que é Gramática?


Gramática como um conjunto de normas de bom uso:
Faz um levantamento dos usos da língua feitos pelos grandes escritores;
Prescreve tais usos para os falantes.
Gramática descritiva:
Descreve um ou vários usos da língua com base em análises de diversos tipos de textos;
Caracteriza-se por ser uma visão (ou análise) feita por um lingüista sobre um determinado idioma.
Gramática como um conjunto de generalizações internalizadas e utilizadas pelo falante:
É tudo aquilo que um determinado sujeito sabe sobre a sua própria língua;
É o conjunto de regras que cada indivíduo formula a partir do seu contato com a língua.


Fizemos as atividades referentes à Gramática internalizada (ensino produtivo) das pág. 14 a 18 e chegamos a algumas conclusões:




Nas páginas 19,20 e 21 vimos sobre o ensino da Gramática Descritiva (com base no ensino reflexivo) e fizemos o estudo da publicidade proposta na atividade 4(Seção 2).Esse trabalho envolveu o estudo de variados termos como: LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETO FUNCIONAL...
DE NADA ADIANTA O ESTUDO BASEADO NA GRAMÁTICA SEM QUE HAJA UMA REFLEXÃO SOBRE A VERDADEIRA FUNÇÃO DAQUELE TERMO NUM CONTEXTO DETERMINADO.O aluno tem de perceber que aquele termo gramatical terá função em algum momento, em determinado gênero com função social ativa.




***Para que o uso fosse realmente efetivo, variados exemplos foram passados como um slide com a música Fantasia de Chico Buarque para efetivar o estudo de verbos, um pps da música Epitáfio dos Titãs, demonstrando que a todo momento,com o excesso de ATIVIDADES a que nos propomos,deixamos de ser sujeitos passivos de receber as belezas naturais e aproveitar melhor os momentos que nos são oferecidos: "carpe diem"(Estudo de voz passiva).E assim, variados exemplos foram muito bem colocados pelos cursistas.Também foi feito o estudo do diálogo entre Maribel e o menino-fantasma Pluft de Maria Clara Machado das págins 22 e 23.

***A base do ensino da gramática é o gênero.
O texto como um pretexto não pode tornar-se um hábito.
O ideal é casar:
TEMPO DE PREPARO DE AULA COM GÊNERO +
OBJETIVO +
CONHECIMENTO LINGUÍSTICO (GRAMÁTICA) +
EFEITO DE SENTIDO +
RETORNO À RECONSTRUÇÃO TEXTUAL.


Já o trabalho com a Gramática Normativa(ensino prescritivo) baseou-se no texto Osarta de de Lygia Bojunga Nunes, a fim de promover a ideia de que o ensino que prescreve somente sem ter a reflexão como pressuposto pode simplesmete levar o aluno ao ATRASO (Osarta de trás para frente) ou à estagnação.

Concluímos o encontro da semana com a proposta do Avançando na prática das págs. 30 e 31, como uma das Lições de Casa que farão parte do 2º relatório dos cursistas.




Grande abraço!!! Até a semana que vem...

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