segunda-feira, 28 de março de 2011

Atividades com Gramática reflexiva (Sujeito e Predicado)

2ª Lição de Casa baseada na proposta do Avançando na Prática do TP2 (p.30,31)

QUEM MATOU O MILIONÁRIO?
(Leon Eliachar)

Quando o detetive John High chegou ao local do crime, olhou rapidamente o quarto desarrumado e chegou a uma conclusão. No centro do quarto, sobre um tapete verde, o corpo do milionário Shmiler estava estendido, com um punhal cravado nas costas. Não havia o menor indício de luta. Apenas o pickup continuava em movimento no fim de um disco que continuava girando. Ao lado da vitrola, sobre o aparelho de televisão, havia um retrato com uma dedicatória: "Para o meu único amor, Wilma". Não tinha data. Sobre uma cadeira, havia um pedaço de papel e uma caderneta de telefones aberta na letra "L": Lionel, Lipton, Lamberg, Livingston, Lerner, Lindade, Lawerson, Lawrence. O detetive segurou o caderno com um lenço. Examinou os nomes e exclamou: "Quem matou o milionário foi Lawrence".E realmente, dias depois, a polícia prendia Lawrence. Pergunta-se: você sabe por que o detetive John High chegou a esta conclusão tão rápida?


VIVENCIANDO O TEXTO:
(GRAMÁTICA INTERNALIZADA) Conhecimentos implícitos
1-O texto disse que não houve indício de luta. O que é um indício de luta?
2-Em que tempo ocorreu a morte do milionário? Passado ou Presente?Comprove.
3-O que poderia significar o papel que estava sobre a cadeira?
4-Você percebeu quantos estrangeirismos há neste texto? O que você entende por isso? Por que isso está acontecendo?
5-Se o milionário tinha um punhal cravado nas costas , que conclusões podem ser tiradas?
6-O que significava pickup no contexto? Por que ele continuava em movimento? O que estaria havendo por ali?
7-Explique a dedicatória.O que poderia significar?
8-Por que a caderneta de telefones estava aberta na letra L?
9-Quem era Lawrence? Homem ou mulher?
10-Escreva um texto, desvendando esse crime, utilizando os mínimos detalhes.
11-Vamos promover um júri-simulado. Um grupo irá defender Lawrence e buscar absolvê-lo(a) desse crime. O outro fará o serviço da promotoria e tentará provar que Lawrence é perigoso(a).

Esta atividade foi excelente para meus alunos. Ajudou a incentivá-los, provocando uma elevação na autoestima, sem contar que tiveram de utilizar o poder de convencimento e da improvisação para que a assunto fosse resolvido de forma coerente. Obtive ajuda de minha supervisora Elizete(participação especial como a juíza). Eis algumas passagens...






A turma do 8º A,pelo poder de convencimento a partir da oralidade, acabou apresentando fatos que absolveram Lawrence.

A turma do 8º C, ao contrário, produziram testemunhas e provas que condenaram a ré. Veja:








(GRAMÁTICA DESCRITIVA) Estudo gramatical reflexivo:
1-Quem é o sujeito do crime?
2-Quem é o sujeito vítima do assassinato?
3-Quem é o sujeito responsável(talvez) por ter havido um crime?
4-O que seria, então, um sujeito?
5-O que foi feito por parte de cada sujeito acima mencionado?
6-Você sabe como pode ser chamado o termo que fala da ação praticada pelo sujeito?
7-O que se entende como o melhor conceito para esse termo?
8-Que tipos de sujeito e predicado você conhece?

------------------------------------------------------------------------------------

O milionário e o advogado
José Reinaldo



Um homem cheio de dinheiro, foi até o escritório de um advogado a fim de contratá-lo.... Ao chegar lá, ele o mandou sentar e foi logo perguntando:
-Pois não, amigo. Qual o seu problema ?
O homem então começou a falar:
-Pois é doutor...Eu sou um homem riquíssimo, multimilionário, mas tive um ataque de fúria e matei a minha mulher e...
O advogado o interrompeu no meio da declaração e falou-lhe:
-Calma, aí... O senhor é milionário? Então o senhor não matou a sua mulher: andam espalhando por aí um boato de que o senhor matou a sua mulher!

Reflexão:
1-Que mensagem fica subentendida a partir dessa leitura?
2-Você concorda com essa visão de mundo do advogado?Justifique.
3-Encontre todos os praticantes de ação do texto?
4-Que ações todos eles praticaram?
5-Que conclusões, a partir da gramática, você pode tirar?
6-Vamos fazer um jogo que define bem essa identificação e sua classificação?!!!
(Atividade dinâmica e lúdica-Recorte, colagem e classificações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário