segunda-feira, 4 de abril de 2011

2º Relatório do TP2

Profª tutora: Flávia Regina Santos Chaves
Relatório da 1ª atividade referente ao TP2
Tema

“A frase e sua organização em orações e períodos”

Embasados nesse tema, os alunos tiveram a possibilidade de estudar as várias organizações de práticas linguísticas em um texto, o que os levaram a refletir sobre a frase, suas características, constituição.Nessa oportunidade, conseguiram distinguir os termos oração e período sumamente relevantes nessa etapa do processo ensino-aprendizagem.

Perfis das turmas
Todas as atividades aplicadas fizeram parte da rotina das mesmas turmas do início do projeto: duas turmas de 8º ano bastante distintas uma da outra. Ambas apresentando alunos com dificuldade para esse nível e para leitura de mundo. Entretanto, uma das turma (8º C) continua participativa, falante e, portanto, envolvente, favorecendo uma aula prazerosa e eficiente. A outra turma (8º A) é mais apática(entretanto com uma considerável melhora na participação nos últimos dias), não apresenta problemas disciplinares, todavia a obtenção de respostas aos questionamentos torna-se motivo para que eu mude completamente de postura com o repasse de informações e com aulas mais expositivas e/ou dialogadas. A fim de que o monólogo não reine em situações assim, procuro tornar mais prático o momento em que estou com eles e, a meu ver, as primeiras participações mais consistentes estão acontecendo.
Justificativa
Tendo em vista a necessidade de dar continuidade aos conhecimentos linguísticos dos alunos e introduzir o conteúdo de 8º ano,a opção pelo conhecimento básico de frase, oração e período faz-se necessária e indispensável para a realização da atividade do próximo relatório. Esta apresenta-se como pré-requisito da segunda. Entretanto, pude,como maior êxito, alcançar meus objetivos com as turmas devido ao foco promovido pelas atividades do TP2, uma vez que os alunos conseguiram não só identificar as diferenças entre os termos, mas também perceber a importância deles na vida real,em práticas que o cotidiano deles oferece todo o tempo.
Objetivos gerais
 Identificar frase,oração e período.
 Verificar a importância desse conhecimento linguístico na prática.
 Visualizar e saber usufruir o melhor gênero textual como fonte desse conhecimento.
Objetivos específicos
 Conceituar ,com exatidão: frase, oração e período.
 Reconhecer verbos e locuções verbais, estabelecendo diferenças para a concepção acertada de Oração Absoluta, bem como de Período Composto.
 Diferenciar frases nominaisde frases verbais.
 Ter noção da existência da oração para que uma análise da sintaxe seja possível.
 Apreender conceitos linguísticos que formam base para os próximos estudos.
Gêneros explorados
 Trecho de um conto, intitulado Parceria de Stela Maris Rezende (páginas 46 e 47 da Seção 2 do TP2),
 Obra artística “Mona Lisa” de da Vinci (texto não-verbal,página 53),
 Soneto de Camões (intertextualidade ao quadro – pág.53),
 Poesia (Poesia sapeca)-página 55.
 Depoimento (Avançandona Prática – páginas 30 e 31)
Metodologia:Atividades realizadas
Detonador:
Optei por uma aula lúdica e visual para melhor aproveitamento do material do TP2. Uma história em quadrinhos foi montada no quadro a fim de que os alunos pudessem ter conhecimento prévio dos termos que seriam abordados nos textos da apostila. Portanto, uma reflexão bastante pertinente ocorreu para que eu tomasse ciência do que eles já sabiam e do que ainda precisariam apreender. Em seguida, introduzi os textos acima mencionados e a exploração dos mesmos, acompanhados de atividades de conhecimento linguístico.
Cronograma
A aplicação das atividades aconteceu num período de quatro horas-aula e os alunos demonstraram interesse e, até o presente momento, uma transparência de que meus objetivos foram alcançados.
O que está por vir?
Bom, agora os próximos conhecimentos a cerca de sujeito e predicado estão a caminho e espero que os conhecimentos prévios adquiridos por meio de atividades tão claras e objetivas os ajudem nessa etapa.
Avaliação
• Minha avaliação sobre esse processo foi formativa, observando através das atividades realizadas o que as classes puderam observar de relevante.
• Os alunos fizeram uma pequena interpretação teórica sobre conhecimentos linguísticos e puderam aplicar em exemplos práticos do dia a dia a diferenciação dos termos(frase,oração,período, verbo,locução verbal,frase nominal, frase verbal).
• Atividade artística (Reproduzir a Mona Lisa dos tempos modernos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário