segunda-feira, 4 de abril de 2011

1º Relatório do TP2

Profª tutora: Flávia Regina Santos Chaves
Relatório da 2ª atividade referente ao TP2
Tema

“O Sujeito e o Predicado na construção de orações e períodos”
Bem, nessa etapa, embasada na atividade do Avançando na Prática das páginas 30 e 31, resolvi planejar uma atividade com fundamentação no ensino de Gramática Internalizada(ensino produtivo), Gramática Descritiva(reflexivo ) e de Gramática Normativa (ensino prescritivo).
Perfis das turmas
As turmas atendidas são as mesmas(8º ano A e 8º ano C).
Justificativa
Mediante a necessidade de os alunos entenderem a noção de Sujeito e Predicado na realidade deles e que o conhecimento linguístico pode ter sim efetiva relevância não só nos momentos em sala de aula, optei pela utilização de um texto policial. Senti que a gramática pode ser utilizada em sala sem as cobranças monótonas e rigorosas -apoiadas em atitudes de “decorebas” e obtenção de conteúdos sem práticas firmes.
Mas como mostrar que o Sujeito e o Predicado podem ser conteúdos práticos na realidade de qualquer um?
Objetivo Geral
 Identificar e classificar Sujeito e Predicado nas orações.
Objetivos Específicos
 Entender que o sujeito não é somente aquele que pratica uma ação, mas que também pode ser paciente,recebendo ação de outrem.
 Obter a noção de que não existe nenhuma ação praticada sem a presença de verbos, mas que uma ação pode ser praticada por um sujeito desconhecido ou acontecer naturalmente sem um sujeito.
 Usar a língua oral com função efetiva de convencimento.
 Aprender a fazer deduções dentro de uma coerência textual, vivenciar situações imaginárias que, semelhantes às reais, podem exigir conhecimentos de quea “palavra” pode “salvar ou condenar”.
 Interpretar e produzir textos orais e escritos com objetivos específicos a cada situação.
 Reconhecer os termos mencionados através da Gramática Reflexiva.
Gênero Explorados
 Texto policial (Quem matou o milionário?- Texto do livro ALP)
 Piada
 Leitura de Capa de livro(“A lenda do caçador” e “Um tiro na madrugada” da coleçãoheróis por acaso de Gleisiane Miranda)
 Narração(Técnica de produção de texto)


Metodologia:Atividades realizadas
Primeiramente, fizemos a leitura coletiva do texto “Quem matou o milionário” e a interpretação foi feita individualmente e, posteriormente,fomos discutindo as possíveis causas, consequências e detalhes que pudessem esclarecer o crime. A produção que desvendava o crime deveria seguir uma espécie de relatório como nos filminhos infantis do Scooby Doo em que, ao fim de cada episódio, faz-se um resgate ao todo do caso a fim de esclarecer todos osenigmas.O importante é demonstrar coerência e firmeza de opinião(Gramática interna).
Os estudos de conhecimento linguístico giraram em torno do entendimento de sujeito e predicado e suas classificações de modo reflexivo e ordenado(Gramática Descritiva).
O momento em que a Gramática Normativase deu em nosso trabalho foi de forma lúdica num quadro em que os alunos deveriam identificar os sujeitos e relacioná-los aos devidos predicados, apreendendo a classificar os termos, brincando.
Aproposta de um júri-simulado veio fortalecer o planejamento e demonstrar a utilidade da língua oral bem próxima à norma padrão.
A retomada à narração veio como maneira de fortalecer a escrita através, agora, do conhecimento dos questionamentos que não devem faltar a uma narrativa: Quem? O quê? Por quê? Como? Quando? Onde?

Cronograma
Esse trabalho foi desenvolvido em duas semanas correspondentes ao período de dez horas-aula,sem contar o tempo relativo a atividades para casa.

Avaliação
• Minha avaliação sobre esse processo foi formativa, observando através das atividades realizadas o que as classes puderam observar de relevante.
• As produções de texto sobre a interpretação de capas de livro e trocas de experiências entre os alunos.
• A apresentação e participação do júri-simulado.
• A construção do quadro dos sujeitos e predicados, montado e avaliado individualmente nos cadernos.

Resultados obtidos
O prazer que estou encontrando nas aulas é tanto mais visível para mim, quanto para os alunos. Eles estão, ao modo deles, se esforçando e procurando mostrar mais interação, visto que, além desse processo diferenciado de trabalho, estão participando do blog de Língua Portuguesa, em que são o alvo dos trabalhos. Estão se sentindo mais valorizados e percebendo que vale a pena estudar e que o que está sendo produzidosurte efeitos positivos.

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