quinta-feira, 7 de abril de 2011

2º ENCONTRO COM OS FORMADORES EM JUIZ DE FORA

OLÁ, PESSOAL...
VOU RESUMIR O TEOR DO MÓDULO II(TP3 E TP4), TENTANDO BRINCAR UM POUCO COM ALGUNS GÊNEROS TEXTUAIS E OS SEIS OBJETIVOS COMUNICATIVOS QUE TEMOS.
MEU SUPORTE SERÁ O BLOG DE LAGOA DOURADA!
ENTÃO, VAMOS A ELES:


1-OBJETIVO COMUNICATIVO: relatar
GÊNERO: notícia


João XXIII recebe tutores do Gestar II

Aconteceu em Juiz de Fora, no Colégio de Aplicação João XXIII de 04 a 06 de abril, mais um encontro de tutores de doze cidades para o estudo do Módulo II do Gestar. Com o retorno às suas cidades, os educadores promoverão o repasse aos cursistas de Língua Portuguesa e Matemática. O estudo presencial dos próximos módulos far-se-ão em junho e setembro. O objetivo final é a implementação de um novo olhar sobre o ensino-aprendizagem de 6º ao 9º anos.

(DA ESQUERDA PARA A DIREITA): EU, HÉLIA, ANDREIA,JAQUELINE,JURACI,OSMARLI, LEO, ROSIMAR E GLORINHA.


2-OBJETIVO COMUNICATIVO: argumentar
GÊNERO: propaganda


Quer no mundo dos gêneros entrar?
É melhor se ligar no Programa Gestar!


Um programa de Gestão de Aprendizagem Escolar que veio para ressignificar o "papel" do professor de Língua Portuguesa em prol da leitura e escrita proficientes. O Gestar oferece acesso a debates e reflexões sobre o efetivo trabalho com gêneros textuais e os respectivos objetivos comunicativos.
Maiores esclarecimentos: Equipe do Gestar II de Lagoa Dourada
Vagas: Todas preenchidas, caro colega.
Previsões: Fique atento, quem sabe, no Gestar III.
GESTAR, SUA OPÇÃO PARA NÃO SAIR DA MODA!

EU E ANDREIA(PROFESSORA DOUTORA FORMADORA)


3-OBJETIVO COMUNICATIVO: expor
GÊNERO: verbete


GESTAR-Programa Gestão da Aprendizagem Escolar é programa de formação continuada em serviço. A proposta se estrutura na organização de conhecimentos em visão de ensino mais integrada, com exploração de múltiplos conceitos, articulados e coerentes na representação da aprendizagem dinâmica e interativa, não estanque no tempo e/ou espaço.


(EU E TIAGO -PROFESSOR DOUTOR FORMADOR)

4-OBJETIVO COMUNICATIVO: instruir
GÊNERO: bula

INTERGENERICIDADE

TRABALHE COM PRAZER NA PROPOSTA GESTAR

MEDICAMENTO: GESTARDEZ

O medicamento Gestardez já encontra-se em sua cidade e é o melhor para alívio emocional de profissionais da educação que sofrem a síndrome da dependência do livro didático.

COMPOSIÇÃO:
50 mg de teoria interativa e articulada com a atualidade
50 mg de integração, participação e envolvimento criativo
Em cartuchos com 4 comprimidos revestidos de TPs e de AAAs.

INFORMAÇÃO AO PACIENTE:
Gestardez é o medicamento mais eficaz no tratamento do ensino-aprendizagem inerte e sem objetivos e na obtenção de resultados "concretos" e "efetivos" de gêneros da praticidade da Língua Portuguesa.

POSOLOGIA : As áreas de aplicação são muitas, principalmente stress,desilusão pedagógica,nervosismo, irritações em geral e dificuldade de concentração. Em geral, o Gestardez atua de forma rápida no processo de cura de quase todas as neuras do professor apático. Sucessos especiais foram registrados em casos de profissionais que pediam licenças.

PROPRIEDADES : O efeito se faz notar pouco tempo depois após iniciada a leitura dos TPs e tem grande durabilidade e aplicabilidade. Gestardez alivia rapidamente o desestímulo,a falta de criatividade e o desempenho geral melhora.

PRECAUÇÕES / RISCOS : Em geral, os Módulos do Gestardez são bem tolerados. Para preguiçosos, aconselham-se meios de auxílio à capacidade de criação. São conhecidos casos isolados nos quais o uso prolongado produziu "dependência".

DOSAGEM : Sugere-se regularidade no uso e implantação de uso contínuo é o pressuposto essencial para a cura. Desistência prematura pode interferir no efeito.

(MARCUSCHI, Luiz A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Rio de Janeiro: Parábola Editora, p. 165.)Adaptação



5-OBJETIVO COMUNICATIVO:poetar
GÊNERO:poema


Gestarrimas
Módulo II...Voltem todos!
TP3 a nos esperar
Andreia chega primeiro
É formadora do Gestar.
O curso ocupa do dia inteiro
Nem há como escapar.
Se a moda é essa,
Como não nos agregar?

Tutores bem à vontade...
Educadores experientes
Cada qual de uma cidade
Retornam bem contentes
Tomar ciência da novidade.
Rosimar, Silvia e Glorinha...
Umas falantes, outra quietinha.
Juraci, Leo e Cida
E o diálogo da educação na vida.
Hélia, Rosângela , Marilei
Sabedoria, brincadeiras, emoção...
Piadas que não te contei
E nem segredos são...
Evandro de Pedra Dourada
Companheiro do ano em jornada
Jaqueline, sábia e polivalente
Passa experiência pra gente.

Tiago, formador e doutor,
Foto de manhã, nem pensar!
Só à tarde mostra o sorriso
Para eu, no blog de Lagoa, postar.

(Flávia Regina)
PS.: Desculpem as rimas pobres!




6-OBJETIVO COMUNICATIVO: narrar
GÊNERO: fábula


O professor do passado e o Gestar

Um professor, morto de fome e sede de conhecimento, viu, ao passar diante de um colégio com curso de formação , pendurados nas paredes de uma chamativa sala de aula, alguns trabalhos de exuberância criatividade.
Não pensou duas vezes e, depois de certificar-se que o caminho estava livre de intrusos, resolveu colher ideias.
Ele, então, usou de todos os seus dotes, conhecimentos e artifícios para pegá-las, mas como estavam fora do seu alcance - porque não conhecia a proposta do Gestar- acabou se cansando em vão, e nada conseguiu.
Desolado, cansado e frustrado com o insucesso de sua empreitada, suspirando, deu de ombros e se deu por vencido.
Por fim, deu meia volta e foi embora. Saiu consolando a si mesmo, desapontado, dizendo:
"Na verdade, olhando com mais atenção, percebo agora que os trabalhos estão sem graça e não têm objetivos como eu imaginei a princípio..."

Moral da estória:
Ao não reconhecer as próprias limitações e perceber que é mais fácil se alienar ao previamente pronto, o professor do passado abre assim o caminho para sua infelicidade.

(Adaptação de "A raposa e as uvas" de Esopo)


Abraços, colegas!!!
Até o próximo encontro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário