domingo, 18 de setembro de 2011

Projeto desenvolvido para o Gestar II

GRUPOS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS COMO PATRIMÔNIO DE NOSSA TERRA

1. Problemática:

Nossos alunos, como foco de nosso trabalho, possuem estreita consciência, conhecimento e apreço pela cultura local. Muitas vezes, por não conhecerem tal realidade e, sobretudo, a importância de valorizar esta riqueza sem tamanho, muitos de nossos jovens e adolescentes se alienam e deixam resquícios dessa cultura impressionante se perderem no tempo. É fato que, por se tratar de Folclore, muito do que existe é passado de geração a geração oralmente ou por conhecimentos práticos. E é aí que entra a necessidade de, paralelamente ao avanço tecnológico, desenvolvermos um interesse pelo passado e pelo que nele há de mais rico: a cultura.

2. Fundamentação teórica:
A cultura, por ter importância inquestionável, precisa ser resgatada, protegida, repassada a todos os que pertencem a mesma comunidade, para que não se perca. “A cultura de um povo é seu maior patrimônio. Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores. É permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato.” (Nildo Lage). Em função disso, vários trabalhos têm sido desenvolvidos.
A escola, como elo entre a comunidade e o saber, assume seu papel de propagadora do conhecimento. O programa Gestar procura suprir uma lacuna existente em nossa prática, que tentamos há muito tempo completar.
Os programas pedagógicos necessitavam de um embasamento que fosse mais moderno, por serem mecânicos, repetitivos, “chatos”; modernizá-los era preciso, dirigir um olhar diferente sobre a realidade que nos cerca era imprescindível. Nossos alunos não param no tempo, estão ligados, “antenados” e o que fazíamos antes, hoje certamente não se aplicará.
Há uma demanda crescente e exigente que faz dos gêneros textuais foco de trabalho e obriga os profissionais em Educação adequar suas aulas a essa nova “onda”. O curso destinou um caderno específico para este fim, enriquecendo nossas aulas, tentando solucionar nossas dúvidas e questionamentos a esse respeito.
Não é novidade nenhuma que o trabalho com a Língua Portuguesa exige um estudo sobre gramática, seja ele superficial ou aprofundado. O Tp2 veio com essa proposta, para que nos situássemos sobre essa questão, refletir sobre os tipos de gramática e como fazer dela ferramenta eficaz em nosso trabalho.
É fato que, como somos humanos, não somos iguais e a maneira de nos comunicarmos também difere bastante, variando de região a região, de idade a idade, de classes sociais e, até mesmo, de profissão... Acompanhando tanta evolução e variação, de maneira superinteressante, o Tp1 aborda a variação linguística, resgatando a já citada riqueza cultural presente nos dizeres deste povo que ainda não reconhece o valor que tem.
Como foco de preocupação constante, levar jovens ou adolescentes a escrever, reescrever, revisar e escrever novamente sem se sentirem fatigados, o Tp4 e o Tp6 buscam dentro dos tipos básicos de textos (narração, dissertação,...) introduzir nova proposta com sentido para a produção dos mais variados gêneros adequada à intenção comunicativa.
Somado a tudo isso, o Tp6 fecha as propostas dos gêneros textuais, amplamente estudados no Tp3, através do estudo da argumentação, dando a devida ênfase à produção textual, que engloba as fases de planejamento, escrita, revisão e edição.
E o Tp5, por sua vez, vem completar todo este trabalho, com pinceladas de coerência e coesão impetrando ao texto um sentido necessário à compreensão. Não se esquecendo de que o estilo é inerente ao escritor, o Tp aos textos uma riqueza peculiar, particular, fazendo de nossa língua “um baú só de surpresas”, uma obra de arte, um patrimônio incalculável.

3. Objetivos gerais:
 Estudar e trabalhar conceitos básicos de cultura, patrimônio cultural, patrimônio imaterial e memória popular;
 Dar ênfase ao estudo da cultura local e das comunidades mais próximas;
 Envolver a comunidade no processo, proporcionando a oportunidade de refletir sobre a construção oral e escrita da língua.

4. Objetivos específicos:
 Resgatar as peculiaridades da variação linguística local presente nos “causos”, lendas, receitas populares, costumes em geral;
 Valorizar o senso comum através do conhecimento popular das benzedeiras, da medicina alternativa, crenças e superstições;
 Promover a integração escola/comunidade e vice-versa;
 Apresentar à comunidade o resultado do Programa Gestar, através dos trabalhos expostos;
 Resgatar habilidades populares artesanais (pinturas, crochê, cestaria, fuxico...), dando o devido valor a tais manifestações;
 Eternizar causos, músicas, histórias, e manifestações culturais, receitas transmitidas oralmente que se não forem registradas não perpetuarão e se perderão no tempo;
 Valorizar as habilidades pessoais dos alunos de forma a promover seu desenvolvimento artístico e integral, ultrapassando as paredes da escola;
 Produzir as memórias literárias.

5. Metodologia:
 Atrair a comunidade a participar do processo de realização deste trabalho bem como de sua apresentação;
 Promover trabalho de pesquisa centrada em entrevistas;
 Organizar e catalogar acervo de fotos, objetos antigos, documentos, cartas, cartazes de festa, convites de casamento;
 Produção de vídeo ou slides de fotos registrando fatos mais importantes e culminância;
 Trabalhar a culinária local;
 Resgatar as realizações sociais comuns e religiosas (casamentos e eleições), bem como os auditórios nas escolas;
 Promover oficinas de bordado e pintura;
 Construir o livro “Autorretrato lagoense”.

6. Cronograma:
 Trabalho de pesquisa e coleta de dados: setembro e outubro de 2011.
 Montagem, organização do material: 2ª quinzena de outubro.
 Oficinas: 1ª semana de novembro.
 Construções dos trabalhos escritos: durante todo o processo.
 Exposição: 2ª semana de novembro.


7. Equipe de trabalho:
 Professores, direção e equipe pedagógica da escola, funcionários, alunos e comunidade.

8. Avaliação:
 Avaliação formativa no decorrer de todo o processo.

Referências
ANTUNES, Irandé. Muito além da Gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
PORTO, Márcia. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará Edições e Tecnologia, 2009.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II – Língua Portuguesa – Atividades de Apoio à Aprendizagem – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II – Língua Portuguesa – Cadernos de Teoria e Prática – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.


Professores cursistas responsáveis:


ANA MARIA DE ANDRADE RESENDE
EDILAMAR EFIGENIA DE OLIVEIRA RESENDE
ELIZABETE MARIA SILVA FIGUEIREDO
ELIZABETH ANDRADE DA FONSECA RESENDE
ISABELA CRISTINA FONSECA
RAQUEL ÉRICA LUIS
REGINA HELENA LUIS
SYLVIA MIRANDA VASCONSELLOS
VERA LÚCIA DE MENDONÇA
VIVIANE APARECIDA DE OLIVEIRA

Professora tutora:Flávia Regina

Escolas:

ESCOLA MUNICIPAL ANGELINA MEDRADO
ESCOLA MUNICIPAL PROFª MARIA MARCÍLIA DE REZENDE









Nenhum comentário:

Postar um comentário