sexta-feira, 18 de março de 2011

Relatório do quinto encontro- Fim do TP1

5º Encontro com os cursistas

Oi , gente....Estamos de volta com uma nova postagem sobre o andamento do Gestar II.
Estamos bem no meio do nosso cronograma para a 1ª etapa.
Iniciamos nosso encontro com apresentações dos professores cursistas sobre três gêneros textuais diferentes , com suas interpretações e respectivas formas e sugestões de trabalho.
As professoras cursistas estão , decididamente, fora do mundo das professoras de Língua Portuguesa e enquadradas como professoras de gêneros textuais,de linguagem. E isso faz toda a diferença...
Iniciamos com o gênero "Fotografia", fonte rica de interpretação da pág. 103 do TP1.

Escola para as crianças do acampamento de Santa Clara, composto de
650 famílias, ou seja, 2 500 pessoas. No início de abril de 1996, um dos
camponeses desse acampamento foi assassinado por jagunços a serviço do
proprietário da Fazenda Santa Clara, um latifúndio de 4 530 hectares.
Os professores das escolinhas são os próprios sem-terra. O material escolar
indispensável é fornecido pelas cooperativas do Movimento dos Sem-Terra,
enquanto as mesas e bancos são feitos com madeira recolhida na caatinga próxima. Sergipe, 1996



As professoras Isabela e Raquel se responsabilizaram pela exploração desse gênero.
Foram riquíssimas e variadas as interpretações e apresentações dos professores,assim como as inúmeras possibilidades de de fazer uso desse texto para explorar conteúdos , não usando-o como um pretexto, mas como fonte real de trabalho e efetivo desempenho.
As questões seguintes foram discutidas a respeito da possibilidade de, com nossos alunos:
*Fazer diferenciação entre a linguagem verbal e a não-verbal;
*Reproduzir a realidade de nossas salas de aula com os nossos olhares fotográficos;
*Fazer uma exposição de retratos de nosso dia a dia;
*Identificar e redigir a respeito da variedade existente em cada sala de aula;
*Como narrar, descrever ou dissertar a partir do gênero foto;
*Estudar e confeccionar textos de Crônicas e Memórias;
*Pesquisar a biografia de Sebastião Salgado;
*Verificar o altruísmo em comunidades de baixa renda e com dificuldades de acesso ao mundo globalizado...
A professora Sylvia, além de retratar todas as questões acima expostas,aplicou a interpretação de texto não-verbal com seus alunos e explorou o conteúdo com a descrição oral e escrita.



Muitas são as hipóteses!

Num segundo momento,passamos para o texto "Porã" de Antônio Carlos Hohlfeldt da pág. 109 que também abriu margem a muitas iniciativas.


As professoras Ana Maria e Vera exploraram o gênero novela infantil e, além de toda a interpretação que foi feita a priori,as questões envolveram a discussão de algumas questões fundamentais: o preconceito,aqui representado na agressão verbal dos alunos, e a função da escola, que deveria ser a de desenvolver nos alunos o sentimento da igualdade, o respeito e a convivência com o “diferente”. A partir dele, a cultura indígena pode ser pesquisada,além de questões históricas, como a perda de terras e a aproximação dos indígenas dos brasileiros “brancos”. Sem dúvida alguma, esses assuntos, a serem explorados em conjunto com professores de Ciências Sociais, podem fazer parte de um belo projeto.
Na nossa opinião, outros apectos podem ser incorporados:
*A cultura indígena;
*Origem das palavras grafadas com J;
*Estudo de expressões como "programa de índio","caçar um livro";
*O Bullying na escola;
*Intertextualidade com o livro "O sonho do caroço de abacate",seguida de análises literárias, teatro e folder;
*Onde estão os índios hoje/ Construção de gráficos, notícias;
*Precariedade e riqueza cultural(opostos que chamam a atenção);
*Artesanato indígena;
*Visão do Brasil pelos estrangeiros como um país de índios.

A professora Catley abordou o assunto por outro ângulo , enfatizando a reflexão a respeito de problemas com os quais muitos educadores não conseguem lidar, seja por falta de treinamento específico ou por questões estruturais das escolas públicas: a inclusão. O foco da apresentação partiu, antes da leitura do texto, com uma sondagem aos participantes sobre a questão.A atividade foi em power point, com reflexão voltada para a realidade que a professora vive atualmente com uma turma de PAV numa escola de campo.




Veja:
OBSERVE AS SEGUINTES IMAGENS...









O QUE MAIS CHAMOU SUA ATENÇÃO?
VAMOS CONVERSAR...
 VOCÊ SE SENTE PREPARADA PARA LIDAR COM O “DIFERENTE” EM SALA DE AULA?

 QUE TIPOS DE PRECONCEITO OU DISCRIMINAÇÃO PODEMOS ENCONTRAR NA ESCOLA?

 VOCÊ SE SENTE PREPARADA PARA LIDAR COM TAIS SITUAÇÕES?

 JÁ ACONTECEU ALGUMA SITUAÇÃO DE PRECONCEITO DURANTE SUA AULA?

 A ESCOLA, A SEU VER, TEM SIDO REALMENTE UM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO DE TODOS?

 PENSANDO EM QUEM SOFRE O PRECONCEITO, QUE POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS PODEM SER ACARRETADAS?
 VAMOS, AGORA, LER O TEXTO DA PÁGINA 109 DA NOSSA APOSTILA – “PORÔ

 QUE TRECHO DO TEXTO CHAMOU MAIS SUA ATENÇÃO? POR QUÊ?

 QUESTÕES PROPOSTAS PELA APOSTILA.

 PÁGINA 112 – SUGESTÃO DE PROJETO PARA SER TRABALHADO EM SALA DE AULA.





Pelas professoras Edilamar e Regina Helena,o gênero anúncio publicitário da página 116 foram muito bem realçados os seguintes aspectos,mais especificamente gramaticais.






*A variação linguística:presença de gírias;
*a influência do inglês em nossa cultura;
*Aprendizagem da diferenciação de anúncio e propaganda;
*A importância dos numerais dentro da língua portuguesa;
*Interdisciplinaridade com Matemática:porcentagem;
*Estudo dos fonemas;
*A presença do pronome você com ideia de aproximação,intimidade;
*O estudo dos verbos no imperativo como característica essencial dos anúncios, estratégia de convencimento;
*O efeito apelativo ( 50% para os deficientes visuais);
*A presença do Eufemismo(deficiente visual);
*As pessoas (adolescentes) podem fazer o curso independentemente de raça ( representação pelas cores dos personagens);
*O fundo verde do texto , representando o Brasil e a esperança que nunca se perde.

Segundo as professoras Elizabete e Viviane, um trabalho com os alunos a respeito do SUPORTE em que este gênero estaria veiculado faria toda diferença e provocaria reações distintas no público alvo:os adolescentes (poderia ser um outdoor,uma revista como a Todateen,etc),além de todos os itens já mencionados anteriormente.




Ao fim das apresentações, trabalhamos o tema Intertextualidade(Unidade 4),com base em slides em power point e música.

HIBRIDISMO TEXTUAL OU INTERGENERICIDADE
(Mescla de Formas e Funções)
Glória Dias Soares Vitorino


VIVA SAUDÁVEL COM OS LIVROS DIÓGENES
Os livros Diógenes acham-se internacionalmente introduzidos na biblioterapia. (sic)

POSOLOGIA : As áreas de aplicação são muitas, principalmente resfriados, corizas, dores de garganta e rouquidão, mas também nervosismo, irritações em geral e dificuldade de concentração. Em geral, os livros Diógenes atuam no processo de cura de quase todas as doenças para as quais prescreve-se descanso. Sucessos especiais foram registrados em casos de convalescença.

PROPRIEDADES : O efeito se faz notar pouco tempo depois após iniciada a leitura e tem grande durabilidade. Livros diógenes aliviam rapidamente a dor, estimulam a circulação sanguínea e o estado geral melhora.

PRECAUÇÕES / RISCOS : Em geral, os livros Diógenes são bem tolerados. Para miopia, aconselham-se meios de auxílio à leitura. São conhecidos casos isolados nos quais o uso prolongado produziu dependência.

DOSAGEM : Caso não haja outra indicação, sugere-se um livro a cada dois ou três dias. Regularidade no uso é o pressuposto essencial para a cura. Leitura diagonal ou desistência prematura podem interferir no efeito.

(MARCUSCHI, Luiz A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Rio de Janeiro: Parábola Editora, p. 165.)


Por um lado, considerando-se os estudos gramaticais, hibridismo diz respeito ao processo pelo qual constituem-se palavras a partir de elementos de línguas diferentes, a exemplo de: i) automóvel : auto (grego) + móvel (latim); ii) televisão : tele (grego) + visão (latim); iii) Florianópolis : floriano (português) + polis (grego); entre muitos outros casos. Por outro lado, se levarmos em conta os estudos linguísticos, há também a hibridização do texto. Esse fenômeno, também denominado intergenericidade ou intertextualidade intergêneros, diz respeito à mescla de funções e formas de gêneros diversos num dado gênero (MARCUSCHI, 2002). Em outras palavras, pode-se dizer que o hibridismo é uma espécie de violação de modelos globais dos textos. Isso significa que um determinado gênero textual, para provocar certos efeitos de sentido, pode assumir a forma de um outro gênero. Isso ocorre, por exemplo, no texto .Viva saudável com os livros Diogenes?, no parágrafo inicial. Nesse caso, o formato, a configuração, a estruturação são próprios do gênero bula de remédio (posologia, propriedades, precauções/riscos, dosagem). Porém, considerando-se a função (divulgar, persuadir, convencer), o texto se configura no gênero propaganda. Mesclam-se, pois, dois diferentes domínios: o científico (forma) e o publicitário (função). Essa mescla de forma/função pode ocorrer a partir de recursos variados.

A música Carinhoso foi um exemplo que casou com nosso tema "intergeniricidade";

Trabalhar propaganda e anúncio publicitário,por exemplo.
Qual é a diferença entre esses dois gêneros?
PROPAGANDA:
Texto verbal ou não, apelo visual,nos incentiva a tomar uma postura ou uma atitude.(Eleições , doação de sangue)É uma reflexão de caráter cidadão , social.Vende e propaga uma forma de agir. Convence a pôr a mão na consciência.Propaganda de desmatamento com Chapeuzinho Vermelho.
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO OU PUBLICIDADE:
Vende o produto,incentiva a pôr a mão no bolso.
Anúncio do Boticário com Chapeuzinho Vermelho.

Seção 2
Formas de intertextualidade
1-PARÁFRASE=Refala, diz a mesma coisa com outras palavras.Não perde a ideia original.(Ex.:O patinho feio do Gestar,pag. 141)

2-PARÓDIA=Muda o sentido original, pode até não mudar as palavras.(Ex.:O patinho feio de Paulo de Souza Carreirão)(A novela TITITI é uma paródia , pois está modernizada , apesar deter características de pastiche também)

3-PASTICHE=Cópia de formato entre textos ou músicas ou programas.Estilo que imita por intermédio da mesma estrutura.(Ex.: Faustão, Gugu, Eliana/ Trapalhões, o Gordo e o Magro/O início do Casseta e Planeta imitando o fim da novela das 9 / Raul Gil, Chacrinha)

4-CITAÇÃO:Segundo fulano...

*Aproveitar o assunto de intertextualidade para passar o texto PPS :Chapeuzinho na mira da mídia.
*Passar também MP3 DJ Tiago(áudio Power)-Crítica à Publicidade e consumismo exagerado como no Casseta e Planeta.

Alguns profissionais do Gestar e nossa coordenadora Solange.



Finalizamos o encontro com uma avaliação do curso com finalidade de aprimorar a estrutura do curso e a forma de repasse.









Até o próximo encontro,colegas!!!!

3 comentários:

  1. Minhas professoras são um encanto!!!! Estou crescendo muito com esse convívio maravilhoso...Valeu, coleguinhas do peito! Beijo carinhoso.

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  2. Esse blog do Gestar está muito chique! Que nem as professoras mesmo! ;)

    P.S. - Flávia, vim correndo ver se as nossas caras e bocas saíram nas fotos! rsrsrsrsrsrsrs

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  3. E como saíram ,não é,Cat?!!! Beijinho.

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