sexta-feira, 4 de março de 2011

Quarto Encontro do Gestar II

Relatório do 4º Encontro com os cursistas

Mais um encontro com as animadas turmas do Gestar de Lagoa Dourada...
Na última semana, assistimos ao filme O bem-amado ,ficamos de discuti-lo neste encontro e a discussão foi calorosa e muito valiosa.
Os olhares múltiplos e a diversidade de leituras de um mesmo foco fizeram com que nosso curso se tornasse mais rico ainda: as pequenas covas de Sucupira ,nas interpretações, se devem à estatura do nordestino e a seu pouco grau de estudo, desmerecendo uma sepultura grande e fidedigna a seu valor de cidadão. Com mais riqueza de detalhes ainda figura o nordestino como sujeito de exílio,desde que sua terra natal não lhe favorece status nem cresceimento intelectual,sendo coagido a partir para grandes centros e, já que sua pátria não o acolhe na vida,pouco fará em ocasião de sua morte. E a bandeira que cobre osmal feitos,sendo a conotação da política que , na maior parte das vezes,encobre seus piores problemas e mascaram a corrupção,ou qualquer outro "mal passo" ,fazendo uso das aparências.Não seria Sucupira sinônimo de " pátria mãegentil" acolhendo seus filhos, ou melhor, seus contribuintes ou chegados do governo?
Bom....Sabemos que divagamos,mas com os pés no chão.Creio que em muito nos acrescentou esse debate.
De volta ao trabalho com a Unidade 2 do TP1, ouvimos a música "O casamento dos pequenos burgueses" de Chico Buarque da página 73 e fizemos os exercícios referentes ao gênero música, finalizando esta seção.

...Problematização da Seção 3:
Fala e escrita são antônimos?
O que fazer com o “isso você pode falar, mas não pode escrever”?
O que se pode escrever?
O que se pode falar?


Na Seção 3, Modalidades da língua, fizemos a leitura dramatizada de "Sexa", crônica de Luís Fernando Veríssimo , bem como seu estudo de texto, explorando portanto a modalidade oral e, para trabalhar a modalidade escrita vimos o anúncio publicitário da página 83 e exploração do mesmo.

Trabalho com a oralidade(Como você trabalha?)
.Contação de causos
.Debate
.Júri-simulado
.Teatro instantâneo
.Seminário
.Jogral, sarau
.Literatura de cordel
.Aula(gênero aula)

Quando um aluno responde a uma questão de um exercício, ele está somente verbalizando. VERBALIZAÇÃO não é gênero textual.É importante , mas o ideal é se trabalhar o gênero(debate, júri...)
*Aula pautada em gênero
*O texto foi ressignificado(Não é só literário)
*Aula pautada na diversidade textual.
*Tirar proveito das características e construção textual como está no material das Olimpíadas de Língua Portuguesa que é todo montado em uma sequência didática.


Para iniciar a Unidade 3,"O texto como centro das experiências no ensino da língua", conversamos:
Seção 1: Afinal, o que é texto?

Seção 2: Por que trabalhar com textos?

Seção 3: Os pactos de leitura

Slide "Provérbios do Mundo" como fonte de apoio para debate sobre esse conteúdo.
A turma foi dividida em 3 grupos para apresentar uma aula sobre cada gênero textual referente a essa Unidade, fato que deverá ocorrer em nosso próximo Gestar.
Os textos são:A fotografia da pág. 103, o trecho de novela infantil "Porã" da pág. 109 e publicidade da pág. 116.
Agora , daremos uma pausa para o Carnaval e na semana de 14 de março estaremos de volta com novas postagens.
Continue nos visitando!!!
Abração...




Um grande inspirador... Não é "vero", Veríssimo?!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário