sábado, 26 de fevereiro de 2011

Terceiro Encontro com os cursistas do Gestar

 Relatório do 3º encontro

Olá, turma...
Mais uma semana e estamos iniciando a Unidade 2 do TP1.
Agora o assunto gira em torno de Variantes Linguísticas:Como desfazer equívocos?
Problematização:
O que é norma culta?
O que é norma?
O que é cultura?
Um novo conceito: norma-padrão
Quais são as características da norma padrão do Português Brasileiro? 
Fizemos uma leitura aprofundada e debate sobre os textos teóricos das páginas referentes à Seção 1, em que o excesso de se trabalhar, explorar ou utilizar a língua padrão possa dificultar ou até mesmo deixar de configurar o ensino de língua portuguesa como efetivo ensino-aprendizagem.
Para ilustrar esse excesso de gramática, foi utilizado um vídeo intitulado "Motivação Carrapicho", como se toda a variedade encontrada na escola fosse como um carrapicho que cola na língua e a gramática é a única forma de "limpar"esse carrapicho.
Concluimos que cumprir o trabalho de se ensinar Língua Portuguesa, baseando-se somente na Gramática Normativa não ajuda o aluno a compreender  e produzir os diferentes gêneros textuais para as mais diversas situações de uso da língua. O resultado de uma gramática excessiva é a diminuição de possibilidades de o aluno interagir com o mundo e suas constantes transformações.(Slide:As nossas escolhas)
Estudo do gênero informativo através do texto  "Por que seus pais estão se divorciando" de John Kalb e David M. D. Viscott,em que a norma-padrão fica evidente ,embora não haja rebuscamentos.
Outro gênero retratando o subtema "Família / divórcio" com a exploração do gênero "História em quadrinhos (Menino Maluquinho) faz uso da norma-padrão de maneira acessível e descomprometida com exageros.
Problematização:
O que é licença poética?
O que é estilo?
Como trabalhar a distinção entre erro e efeito estilístico?
Como abandonar a noção de erro?
Na Seção 2 ,discutimos sobre o texto literário com o "Caso do vestido" de Carlos Drummond de Andrade e verificamos que o gênero pode e deve ser veículo de variações e não somente fonte de norma-padrão.Com a leitura dramatizada, fica evidente uma aproximação com a Literatura de Cordel,numa linguagem menos amarrada .Verifica-se o aparecimento de variações diacrônicas e diatópicas.É uma narrativa sem forma de narrativa,com drama inicial, o desnvolvimento com a luta pela felicidade e um desfecho com a amostra de que o machismo ainda permanece e a sociedade patriarcal ainda veste muitas famílias.
Nosso encontro tornou-se mais vivo com o estudo do filme sugerido pelo Avançando na Prática da página 36 - O bem-amado...
Nosso debate ficou para o próximo encontro e temos muito a observar.
Exemplo disso:


O bem- amado(descobrindo a parte submersa do iceberg)
*Influências na história política real:
*Exemplo de falta de registro formal(típico em algumas regiões):
*Variação  a  respeito do sexo do falante:
*Variação Diatópica:
*Variação Diacrônica:
*Variação Diastrática:
*Variação Diamésica:
*Elementos que constroem fatos da linguagem=
a-Neologismos:
b-Estrangeirismos:
c-Comparação:
d-Humor:
*Qual a relação entre moral X política e língua padrão X não padrão?
*O que Odorico tinha em comum com o governo de Jango?
*O que o ex-prefeito tinha em comum com a morte de Jânio Quadros?
*O que se entende quando , no 1º enterro ,no início do filme, a música faz referência a uma passagem da Canção do Exílio?
*O que significa a bandeira encobrindo uma nudez?
*O que tem a ver o fato de a cidade ter um cemitério com covas tão pequenas para os defuntos (crítica a algo tipicamente nordestino) ?
*Que alusão se fez presente entre o pronunciamento “Morte ou Morte”com a história do Brasil?

Objetivo:O que chama a atenção de cada cursista para o trabalho em sala de aula? Seja relativo à gramática ou ao tema variação,ou até mesmo à manipulação da língua com instrumento de persuasão...

Até a próxima!!!




Um comentário:

  1. Achei esta atividade sobre o Bem-Amado super interessante..aprendi muito com os múltiplos olhares.
    Abraços,
    Catley

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