quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Lições de Casa do TP1

TEMA
Início de ano é sempre complexo escolher um tema , bem como iniciar conteúdo novo.Devido a essa situação e de não conhecer os alunos e a demanda de trabalhar a interpretação e fomentar a descoberta que há por debaixo de iceberg , optei por planejar um espécie de mini-projeto com múltiplas formas de interpretação.Este deu ênfase a um tema para duas turmas de 8º ano, visto que são alunos um pouco mais maduros: a variação linguística.Na verdade, não só apliquei algumas atividades propostas pelo TP1 do Gestar II , como também mesclei com outros gêneros textuais, enfatizando sempre a necessidade de entendimento  mais aprofundado e , de certo modo, cobrando o conteúdo variação.
E A TEMÁTICA DO REPASSE DO GESTAR II ?
Depois de várias atividades realizadas como tutora do Gestar e como professora de Língua Portuguesa e de Produção só posso afirmar que esse planejamento proporcionou-me mais e mais empolgação para levar o que preparei aos cursistas. Minhas professoras são muito participativas e realizam as atividades solicitadas com muita dedicação,entusiasmo .Dois fatos chamaram minha atenção: Uma professora , no primeiro dia , já chegou com pouca vontade de ficar , realizar as atividades , pois tinha passado o dia todo trabalhando. Queria sair após uma hora que se iniciasse o curso,mas com o decorrer do 1º encontro , estava totalmente concentrada no que fora preparado e saiu junto comigo ,ao final de um encontro de 4 horas, declarando que não imaginava que seria daquela maneira. Outra professora disse que havia trancado sua pós ,mas que só esse inicio de estudo de Variação Linguística havia levantado seu ânimo .Ficou extremamente encantada pelo Atlas Linguístico, desejando desenvolver sua monografia com o tema :A Variação Linguística na região do Ciclo do Ouro, visto que Lagoa Dourada está na Estrada Real.Tenho percebido que os professores participantes já admiraram as atividades da Unidade 1 (xerocadas até então) sem a obrigação de relatar: o fazem porque apreciam as atividades. Estou achando a experiência ótima.
PERFIS DA TURMAS
Minhas turmas de 8º ano são bastante distintas uma da outra.Ambas apresentam  alunos com dificuldade para esse nível e para a interpretação de mundo .Contudo, uma turma é bastante participativa ,falante e mais envolvente ; a outra é mais apática,calada,até mais fácil de dar aula ,todavia tornando mais complexa a obtenção de respostas aos questionamentos.A maior parte dos alunos é da zona urbana e uma pequena parte é de zona rural .Alguns alunos moram na periferia , tornando-os assim,de acordo com o contexto ,com um pouco mais de dificuldade devido ao pouco acesso ao mundo digitalizado atualmente. Mas nada que os impeça de entenderem os gêneros escolhidos e trabalhados em sala .São alunos carismáticos e acolhedores, o que facilita e torna o trabalho prazeroso e frutífero.
OBJETIVOS
*Relacionar língua e cultura
*Identificar diferenças entre linguagem e língua
*Perceber a divisão : escrita e oralidade dentro de um mesmo Português
*Ter conhecimento de que há variações quanto ao lugar, ao status social(prestígio),quanto à idade,quanto ao sexo do falante e quanto à ocasião.
*Pesquisar falares que contenham as variações estudadas.
*Criar dicionário linguístico.
CONCEITOS APREENDIDOS
*O que é Variação Linguística,língua , cultura?
*Que tipos de variações podem ocorrer com maior frequência?
*Que comportamentos assumir diante dessas variações?
*Como usá-las e quando usá-las?
*Q que gênero textual pertence cada texto trabalhado?
ATIVIDADES REALIZADAS
As atividades escolhidas foram todas desenvolvidas na temática da Variação Linguística, explorando os gêneros :poema , artigo de opinião,piada , narração,causo ,dicionário, crônica , e-mail, filme,abrindo margem à interpretação dos textos e gêneros,criação dos dicionários:Internetês, jovês, antiguês, etc,criação de folder literário e dramatização improvisada.
*Texto: Retrato de velho – página       do TP1
*Texto adaptado ao e-mail-Página    do AAA1
*Texto: Falar mal: o caminho da exclusão – página         do AAA1
*Trecho do filme : O bem amado e filme para dramatização e construção de folder- página      do TP1
*Construção de dicionários de acordo com a variação lingüística: antiguês , internetês, jovês...
Bem , com relação à gramática, apliquei alguns exercícios de revisão de classes gramaticais , já que haviam se esquecido de tudo, segundo eles.Um deles foi montado sobre uma cruzadinha cujas dicas se basearam em citações já vistas em aulas anteriores sobre variação.Gostaram muito de fazer. Considerei a atividade muito proveitosa por ser uma atividade lúdica e envolvente.Outra situação trabalhada como revisão desse mesmo conteúdo foi o Jogo da Memória em que , na tabela , tinham que encontrar os pares , recortar e colar as duplas escolhidas.
Além de todas os exercícios realizados,outros textos foram trabalhados e seguem em arquivo para melhor entendimento do processo.
METODOLOGIA
A metodologia aplicada foi baseada em debates em sala ,exploração de gêneros textuais diversos,vídeos , aulas bem visuais,filme,gramática lúdica e contextualizada em atividades individuais e grupais.
CRONOGRAMA
A aplicação das atividades se rendeu a 4 semanas de aulas,portanto ainda não finalizei com os alunos a aplicação das mesmas. Entretanto,até o presente momento , os alunos estão demonstrando uma enorme curiosidade a respeito dessa novidade – para eles - que é respeitar o falar do outro e poder usar a língua conforme a ocasião pedir. Muitos deles reclamaram do estudo de Língua Portuguesa(no início do ano) por ser uma disciplina que não acolhe a língua em que eles falam,vivem, se divertem.”Eu sou péssimo em Português”-disseram alguns. Agora , está ficando tudo mais claro.Além disso, os alunos estão entendendo a importância também da língua padrão , sem ter de fazer os exercícios de repassar a língua informal para a formal. Estão compreendendo a necessidade de enquadrar cada variante à situação pedida.

E O QUE AINDA ESTÁ POR VIR?
Como finalização de minhas atividades do TP1 e do AAA1, só fica faltando passar o filme e fazer suas atividades.Acho que eles irão adorar! Afinal, além de terem acesso a um clássico, estarão inseridos num contexto muito interessante de aprendizagem real. Sem contar que , até o presente momento, vários foram os gêneros explorados.

AVALIAÇÃO
A avaliação aconteceu e ainda está acontecendo durante todo o processo através de observações e da participação dos alunos e discussão das atividades propostas.
De acordo com o perfil dos alunos, alguns não realizam algumas atividades propostas para casa, mas todas trabalhadas em sala renderam um saldo muito positivo. Os alunos  precisam somente se envolver numa interpretação mais aprofundada. Quando realizadas coletivamente , a aula fica riquíssima .

Meus alunos: 8º ano A e 8º ano C










Nenhum comentário:

Postar um comentário