sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Primeiríssimo Encontro- Uma proposta desafiadora

Primeiramente conheça nossa terra!!!





ABERTURA DO GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA

 Iniciar a aplicação de um programa com a dimensão de propostas como o Gestar é uma responsabilidade e um prazer muito grandes.
Apesar de horários desencontrados,nós, professores de Língua Portuguesa de Lagoa Dourada , resolvemos nos organizar em dois grupos, realizando o mesmo encontro semanal em grupos de cursistas distintos. Com isso,acabamos por favorecer toda a demanda, compreendendo os profissionais da educação efetivos e contratados com turnos variados de trabalho .
Para começar nossa jornada com o pé direito , a professora tutora leu uma mensagem "Oração Celta" que despertou atenção e participação dos colegas no que tange as melhores passagens e o despertar para a  reflexão.

ORAÇÃO CELTA
“Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalante ódio.
Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior.
Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro.
Que as perdas do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida.
Que a música seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo.
Que os teus momentos de amor contenham a magia de tua alma eterna em cada beijo.
Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer.
Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.
Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração.
Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda que liga as almas afins.
Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.
Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisível, tocando o centro do teu ser eterno.
Que um suave acalanto te acompanhe, na terra ou no espaço, e por onde quer que o imanente invisível leve o teu viver.
Que o teu coração sinta a presença secreta do inefável!
Que os teus pensamentos e os teus amores, o teu viver e a tua passagem pela vida, sejam sempre abençoados por aquele amor que ama sem nome.
Aquele amor que não se explica, só se sente.
Que esse amor seja o teu acalanto secreto, viajando eternamente no centro do teu ser.
Que este amor transforme os teus dramas em luz, a tua tristeza em celebração e os teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora.
Que jamais, em tempo algum, tu esqueças da Presença que está em ti e em todos os seres.
Que o teu viver seja pleno de Paz e Luz!”
Que nosso ano de trabalho seja abençoado...
Um abraço de boas vindas a todos ao
 Programa Gestão da Aprendizagem Escolar-GESTAR  II
                 Flávia Regina/ Fevereiro de 2011

Em seguida, apresentamos slides explicando detalhadamente, o Programa Gestão Da Aprendizagem Escolar – GESTAR II , seu direcionamento, sua abrangência, seus objetivos e finalidades, a estrutura do curso e do material, currículo em rede, as etapas a serem desenvolvidas ao longo do ano tais como; desenvolvimento do projeto, aplicação das atividades em sala de aula, aplicação de auto avaliações, montagem do portfólio, participação das oficinas, estudos de casa.  
Como houve um atraso na entrega do material iniciamos o curso com Xerox da Unidade 1 do TP1 e atividades do AAA1, também da Unidade 1.

Como observar o programa Gestar? Qual é a sua filosofia?
como um segmento às ideias de Magda Soares...

"O texto como unidade de ensino / Um mesmo tema em diferentes gêneros"


1.Vídeo: Treinam H (Que objetiva vislumbrar a importância de um curso de aperfeiçoamento)
2.Assistir ao vídeo:Quem mexeu no meu queijo?(Cuja finalidade era destacar que o professor de Língua Portuguesa ,lidando sempre tão diretamente com a vivacidade da língua,não poderia se deixar levar pela facilidade de contar com velhos conceitos e antigos propósitos e ir sempre em busca do novo,sem medo e com muita vontade)

Variantes Linguísticas: dialetos e registros

Subtema: Família

·        Vídeo”Chico Bento no shopping”
·        .Observar questões linguísticas culturais(Pode passar o vídeo, incrementado à história em quadrinhos).
·        Vídeo 2(Na roça é diferente)
·        Diferenças culturais,vivências diferenciadas que interferem na variação linguística.
·        O que é certo e/ou errado?
·        Discutir variantes geográfica,etária,status
·        Dificuldade dos alunos conciliarem oral x escrita
·        Respeito à língua, mas não se esquecer de impor o que é de responsabilidade da escola.
·        Discutir a diferença com o aluno.
·        Transcrever para outro dialeto(esses atos promovem questionamentos e corrigir a fala do Chico Bento será marcar ainda mais a discriminação.
·        A variedade linguística marcante no Brasil é a do Sudeste.
·        É interessante trabalhar vídeos, filmes ou músicas para discussões do tipo:
#Em que contexto o aluno está?
#O aluno tem que ter acesso à variedade lingüística para que ele mesmo possa escolher em que ocasião usará determinado gênero. (Lembrar do exemplo do guarda-roupa: A língua é como um guarda-roupa, vale saber em que lugar eu vou, qual é a ocasião para escolher a melhor roupa).
# O que é cultura?
# Quais seriam as relações entre cultura e língua retratadas nos vídeos?
Seção 1- Língua x cultura
 
Estudo coletivo do gênero Crônica : Retrato de velho (Carlos Drummond de Andrade) pág. 14 e 15 (Variação Diacrônica)
*A variação provoca um choque de gerações(valores sociais diferentes)
*Gírias antigas
*A questão do idoso que já é complicada se choca com a dificuldade de interação com os valores da época.
Obs. Importante:
Toda vez que tiver um quadrinho azul , como na página 17 (Avançando na prática) é para se escolher e aplicar com os alunos.Não são todos, o que se adequar à matéria que você  estiver desenvolvendo com eles.
Seção 2 -Os dialetos do Português

É muito interessante criar um Atlas linguístico na sala de aula ,talvez  com os próprios prof. Cursistas .
* Com o mapa ..... norte de Minas
                           .....sul de Minas
                           .....Zona da Mata
( Os três dialetos mineiros): o falar paulista ;o falar baiano,não palatalizado no t; o falar mineiro, ciclo real até Diamantina- Ciclo do Ouro.
O que é dialeto?É algo mais arraigado, mais cultural(grupal).
E Registro , o que é? São as maneiras diferentes de falar(situação mais individualizada).
* O aluno tem que transitar entre os registros de forma múltipla.
 *Transitar num dialeto é bem mais fácil.


É muito importante fazer as escolhas corretas dos textos que serão trabalhados para que o aluno perceba efetivamente como a gramática terá importância na vida real.
Então para que ensinar e como ensinar gramática?
Fazer o que já fazemos é muito positivo...
Primeiramente ensina-se o porquê, depois partimos para as nomenclaturas .
Ex.:Quando vamos ensinar uma criança a brincar com uma bola,não iniciamos com as regras de como se joga,onde que ela deve ir primeiro. A criança joga , olha , só depois ela vai aprendendo as regras de vários jogos que podem ser feitos com a bola .
 --------------------------------------------
Exploração do Gênero Conto com o texto "Ciúme " de Lygia Bojunga Nunes
 (Variação etária)
.Com este texto , trabalhamos a condição de abstração que os alunos têm dificuldade de apreender, sem deixar de contar com os vocábulos informais,distanciados da língua-padrão como as repetições, a colocação pronominal despreocupada e um sujeito bem diferente: um sujeito-monstro que prefere sempre a mais feia , a menos previnida,a menos sabida e amada: A vítima do Ciúme.
A exploração foi muito bem salientada pelos cursistas que se interessaram pelos textos e,numa grande maioria , escolheram-nos para aplicação das Lições de Casa.

Slide: Fotos que falam(exploração do gênero Foto para facilitar o processo-aprendizagem dos Substantivos Abstratos)

------------------------------------------------------------------------------------------
Finalizamos o 1º Encontro com uma perspectiva de encontros sempre produtivos para todas nós.



Um comentário: