domingo, 18 de setembro de 2011

Relato poético para o Seminário final em JF

Programa Gestar II


Mais um momento Gestar... Iremos finalizar?
Conhecimento e integração que não se podem dissipar.
O estudo que fora programado está cumprido
Língua repaginada, logo o compromisso é prometido.
Nada de acabar, é persistir no novo olhar
Aprendizados, revisão, itens aprofundados,
Luta, busca, rotina, querer,
Pesquisa, repasse, apreender, crescer.
São dez meses de intenso envolvimento
Ansiedade, trabalho, troca, desenvolvimento.
O Gestar fez-se companheiro diário
E não há de findar-se neste Seminário.
***

E como a história começou?
Matemática e Língua Portuguesa
Disciplinas opostas que o Programa abraçou
Como perceber em mais um curso beleza?
Rever, descrever, prescrever... Não há dificuldade
É inserir no cotidiano com nossa habilidade.
O resultado, contudo, se esboça em nós, profissionais de educação
Esforços em prol de distinta e relevante capacitação.
Visamos a uma expectativa nada contida
Olhares atentos, cérebros e corações em desalento.
Desafios, novidades, pedras se moveriam
Enfrentar, entretanto, era o que de nós esperariam.
***

Foi a nós disposto excelente material
Um kit que permite interpretação real.
Diz-me: Cabe a quem questionar
Se é ou não correto minha língua variar?
Temas leves, embora questionadores
Destacaram-se no módulo inicial, sem dissabores.
Ensinar ou não a Gramática?
Eis a questão que não se fez apática.
Foram quarenta horas, uma arte instigante.
Estávamos ainda, porém, acolhendo o Gestar
Findos TP 1 e TP2, muito havia pelo percurso a realizar
E em Juiz de Fora voltamos a nos encontrar.
***

Preparar para o estudo do Módulo segundo
Era explorar os gêneros a fundo
Era de interesse de todos os tutores
Vivenciar lado a lado com seus rumores.
Posso não compadecer de unânime opinião
Embora tenha a uma pessoal revelação
Tp3, fascículo a que desejava chegar
Esclarecimentos dos doutores só vieram acrescentar.
Grande impacto em minha formação o conteúdo pôde gerar
Estou , agora, embasada na tipologia do Gestar.
Minhas cursistas acreditaram ser o que nos faltavam:
Gêneros e tipos textuais no processo de produção se destacavam
Pois teoria e prática no TP4 se casavam.
***


Vocês pensam que por aí a formação parou?
Nada disso. O Gestar II ainda continuou.
No meio do caminho tinha, ainda, outra etapa.
Chegada era a hora de aprofundar Módulo III da jornada.
TPs 5 e 6 nos envolveram diferente dessa vez.
Conteúdos complexos para nossos estudantes se expuseram
Em turmas argumentativas as Lições se compuseram.
Realçamos a necessidade de buscar ainda mais pro repasse
Para que nosso cursista não se cansasse, e mais... se interessasse
Um maior diálogo entre os amigos tutores tornou-se frequente
Tudo fez com que o repasse se concretizasse à prática imanente.
Com o término do primeiro processo, eis-me aqui deveras contente.
Devo prosseguir gestando as ideias e visão percebidas?
Certamente será a estratégia que complementará nossas vidas...
Deixo a todos da família Gestar II um carinho sincero
Tenho em mente que a tutoria rendeu-me o que eu queria...
Especialização em sala de aula, foi voltar aos estudos com alegria.
Sinto satisfação e pesar simultaneamente
Fecho meu relato de rimas feito pobremente.
Declaro que o jeito Gestar embutiu-se em mim
Agora aspirarei aos propósitos exigidos, a eles direi sim.
Um longo caminho de trabalho eu ainda tenho
E a ele procurarei dar meu melhor empenho.
Neste Seminário vibro como uma formatura
Ao compromisso com a Língua Portuguesa faço minha jura:
Apoiada no Gestar II, ninguém mais me segura!!!


Lagoa Dourada, 15 de setembro de 2011

Flávia Regina Santos Chaves

WWW.flaviaport.blogspot.com




2 comentários: