quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TP6- Relatório e Lições Desenvolvidas

Escola Municipal Angelina Medrado
Profª tutora: Flávia Regina Santos Chaves
Relatório e Lições de Casa do TP6


Tema
O processo de argumentação e o planejamento e revisão textuais

Inúmeros são os questionamentos que rondam a questão da produção textual na sala de aula, afirmando que “bons leitores, bons escritores”. Outros dizem que os mais comunicativos e falantes produzem textos com mais facilidade.
Sabemos que as situações anteriores são verdadeiras até certo ponto. Entretanto nem sempre os bons leitores são bons escritores e quase nunca o último caso se verifica. Existem casos de pessoas que não possuem o dom da oralidade, porém escrevem com certa propriedade, outros leem muito e não conseguem escrever aquilo compreenderam. O processo de escrita é doloroso e exige dedicação, esforço e paciência e a intervenção contínua.
Diante de tudo isso, as perguntas que permanecem em nossa mente são: Por que nossos alunos não produzem textos conforme desejamos? Por que não argumentam, nem são questionadores no momento de escrever?
Até aqui o que tem prevalecido em grande parte é a falta de criatividade ao escrever um texto. Podemos perceber, diante disso, que ainda falta para o nosso aluno o conceito do que é um texto e para que serve. Como ele, enquanto autor, pode desenvolver suas ideias sem que o texto se perca numa infinidade de repetições e conceitos vazios, só para preencher um número de linhas?
E, além disso, mesmo com um texto pronto, a revisão é processo fundamental para se adquirir um produto autossuficiente. Esse é um recurso para ser trabalhado constantemente e incansavelmente. Seria uma descoberta e tanto para o universo discente e que, talvez, resolvesse boa parte de nossas angústias!
Quando trabalhamos de forma mais aprofundada um determinado assunto e este é de interesse do aluno, a condição anterior pode ser amenizada. Um bom texto pode ser produzido após uma boa discussão. Mas é inegável que, mesmo com um bom planejamento, sem o “Passar a limpo de verdade”, a produção perde boa parte de seu valor.

Perfis das turmas
Executei as Lições nas duas turmas de 8º ano em que leciono nas salas de 8º A e 8º C .

Justificativa
“O fato de o ato de escrever ser um momento em que aquele que escreve se vê sozinho frente ao papel, tendo em mente apenas uma imagem de um possível interlocutor, faz com que haja necessidade de uma maior preocupação em relação a todo o processo que cerca a produção de texto, desde os primeiros instintos de seu criador até a última pincelada de seu revisor. Em geral, o aluno não sabe até que ponto deve explicitar o que tenta dizer para que se faça compreender. Entretanto, o "fazer-se compreender" é um ponto central em qualquer texto escrito; a argumentação com base em tese, causa e consequência juntamente à intervenção coletiva devem colaborar neste sentido, facilitando o estabelecimento de uma relação entre os interlocutores do texto. O que se busca não é um texto fechado em si mesmo, impenetrável a qualquer leitura e sim, algo que possa servir como veículo de uma interação entre os interlocutores. E que seja vivo e fiel a seu propósito independentemente de seu autor.”
Adaptado de DURIGAN, Regina H. de Almeida et alli. A dissertação no vestibular.

Objetivos gerais
 Desenvolver o gosto pela escrita, ampliando formas de produção de texto.
 Criar o compromisso de ler para revisar, esquecendo os antigos de hábitos de ler o texto final só por ler ou para cumprir um pedido do professor.

Objetivos específicos

 Apreender os conceitos TESE/FATO como base para um parágrafo maduro e firme, se apoiados numa gama de informações de percebam causas e encontrem consequências como aspectos importantíssimos na criação de um bom texto dissertativo.
 Lidar com o rascunho como fonte de apoio e segurança do leitor e não como parte de uma tarefa a mais, causadora de sofrimento e stress.
 Fazer a intervenção em um texto, estabelecendo questionamentos relevantes para o processo de planejamento, revisão e edição.

Textos e obras explorados

• Com base na teoria exposta no Caderno do TP6, no Importante da página 21 e nos Avançando na prática das páginas 23 e 39, optei pela elaboração de um Power Point com a temática “A influência da Internet na vida das pessoas” em que os alunos tinham de, a partir das teses oferecidas, criar os argumentos (causas e consequências) e somente depois disso eu ia mostrando cada slide como exemplificação. Assim, teriam algo em que pudessem se apoiar na construção de futuras dissertações. Fizemos em conjunto uma dissertação sobre o Tabagismo. Foi assim que os alunos compuseram também a Redação do Concurso “300 anos do Ciclo do Ouro em Minas Gerais”.
• A 2ª Lição aplicada tem referência ao processo de avaliação de um texto, numa intervenção coletiva com os mesmos critérios observados no TP na página 131, explorando a Atividade 9 das páginas 148, 149 e 150. (Anexo1)


Metodologia
• Atividades de intervenção individuais e coletivas.
• Aulas expositivas e dialogadas.
• Slides no Power Point.
• Planejamento, produções de texto e revisões individuais e coletivas.

Cronograma

As atividades foram realizadas no período de 8 horas/aula (1ª atividade) e 2 horas/aula (2ª atividade).

Avaliação
• A avaliação das atividades propostas foi formativa e também somativa, visto que uma das lições contribuiu para o envolvimento no Concurso.






Anexo 1

Atividade 9 (Intervenção coletiva_Gestar- TP6, p.148)

Leia o texto abaixo, escrito em sua primeira versão por uma aluna.
a) Imagine que este texto tivesse sido produzido em sua sala de aula. Descreva abaixo uma situação que possibilitasse sua escrita.

Vamos dar um fim para a violência

Paz e amor, essas são as únicas palavras que podem acabar com a violência. Paz para poder ouvir o que tem dentro de você e amor para haver harmonia no mundo.
Em vez de gastar tanta energia com a violência, porque não há utilizarmos para construir um mundo melhor, pois nele está cheio de mais de desequilíbrios.
A televisão. Jornais e as revistas, são mais alguns meios de incentivação do crescimento da violência.
A TV é toda poderosa, que faz a gente ficar fibrada nela. Ela faz atitudes mudarem, fazendo nós confundirmos a realidade com a ficção.
Às vezes nós agimos de uma forma violenta, quando não temos consciência do que estamos fazendo e falando, como nos casos mais impressionantes ocorridos este ano, aqui no Brasil, o assasinato de Daniela Peres, as chacinas, como de Vigário geral e
da Canbrelária entre outras, sendo que 4 meninos de rua morrem por dia, é nessas horas que deveríamos pensar como Cristo “Ama ao próximo como a ti mesmo”, isso são apenas palavras simples, que quase ninguém dá importância hoje em dia. “O Brasil é um
dos campeões mundiais de desrespeito aos direitos humanos”, é por isso que a pena de morte, não é uma das soluções.
Devemos acabar com a violência, antes que ela acabe com a gente, é uma péssima maneira de utilizar a vida, fazendo no entanto.uma discriminação, sendo cor ou raça, de religião ou crueldade, não é uma maneira de nos defendermos com dignidade. portanto,
vamos pensar duas ou mais vezes, antes de tomar uma providência imediata em qualquer situação, pois brigas, não levam a nada, só desentendimento e mortes, mas amor, leva a um futuro decente e uma vida super legal.
Devemos ter força de vontade e esperança para não deixar que o nosso mundo, seja possuído por essas atitudes que só atraem infelicidade.
(Aline, 6a série, Brasília)

b) Qual o gênero do texto?

c) Pela leitura, qual seria a função desse texto?

d) Qual a sequência temática do texto?

e) Há indícios de revisão textual? Qual(is)?


f) Verifique o texto a partir de outros parâmetros :
1- A partir da leitura, pode-se verificar se o texto cumpre seu objetivo? Se sim, justifique.

2- Para quem a autora escreve?

3- Há relevância de conteúdo?

4- Visto que a sequência da informação e a função do texto foram verificadas acima, considere a apropriação do nível de formalidade.

g) Verifique os itens para a edição do texto:
g1- O texto faz sentido? Justifique.
g2- Ortografia:
g3- Pontuação: pontos, pontos de interrogação, vírgulas, pontos de exclamação, aspas
ou travessões.
g4- Parágrafos:
g5- Letras maiúsculas:
g6- Palavras excessivas:
g7- Se você fosse o(a) professor(a), que comentários faria?

Considere pontos fortes e carências:
h) Reescreva o texto, tentando respeitar ao máximo sua autora e seu estilo.

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