terça-feira, 9 de agosto de 2011

TP6- LÍNGUA PORTUGUESA /GESTAR II

Unidades 22, 23 e 24 Tp6

O texto com foco para:
Planejamento da escrita, revisão e edição e literatura para adolescentes


UNIDADE 22: PRODUÇÃO TEXTUAL - PLANEJAMENTO E ESCRITA
O planejamento

O processo de produção textual é composto por quatro etapas principais: planejamento, escrita, revisão e edição. Essas estratégias se alternam e podem ser utilizadas separadamente e alternadamente durante a produção. O planejamento vai transformando um texto à medida que lemos e relemos, ou seja, revisamos o texto que estamos produzindo.
 
A língua escrita é utilizada com algumas funções básicas.
São elas:
a) Expressiva: é utilizada para a expressão individual, centrada no eu. Como é o caso em diários, depoimentos, cartas, bilhetes, artigos, poemas.
b) Apelativa: é centrada no leitor e tem por objetivo influenciar o comportamento de quem lê.
c) Metalinguística: quando a linguagem se refere a si mesma, se constituindo objeto de descrição e explicação.
d) Poética: ao focar no texto as suas possibilidades expressivas, o autor visa a elaborar no leitor uma experiência estética.
e) Referencial: utilizada para descrever, conceituar, informar.

Estratégias
Por muito tempo utilizávamos uma pesquisa relacionada a uma produção textual já produzida, para em seguida fazermos uma nova produção sempre nos baseando no texto anterior, mas hoje abraçamos uma nova análise das condições de produção textual, especificamente não há regras e sim alternativas que podem ajudar o escritor a criar, planejar (requer estabelecimento de objetivos), escrever e revisar seus textos.

A escrita
A produção de texto em seu objetivo de produzir textos constitui uma relação harmônica entre oralidade, leitura e escrita, todas etapas se interligam, porém é interessante que ensinemos a nossos alunos fazerem uso destes mecanismos para chegarmos a excelência das produções textuais. Rascunho é processo e é indispensável.
Sabendo-se da importância da escrita na vida cotidiana é preciso estimular o gosto por esta prática e uma atividade crucial durante a escrita é a possibilidade de desenvolver um monitoramento do que se escreveu não como forma de apontar erros e acertos, mas sim de contribuir para uma melhor formação de leitores e escritores.


Unidade 23
Revisão e edição


Revisão de textos
Ao elaborarmos um texto percorremos algumas etapas, tais como: planejar, escrever, revisar e editar. Na revisão o escritor faz uma atenta leitura do que foi produzido, relacionando o resultado esperado com o obtido, e nessa etapa que o autor-escritor vai se distanciando da obra e reaproxima-se novamente na condição de leitor, para assim decidir se o texto produzido pode ser lido e compreendido por outros.
Os parâmetros da revisão são variáveis e dependem do tipo de competência que objetiva ser trabalhado.
 
Releia e altere os elementos e trechos necessários para tornar seu texto mais claro, a
partir da lista de itens que trabalhamos nas unidades anteriores, adicionando o objetivo:

1- O texto cumpre seu objetivo(Lembrar os 6)?
2- Consciência da audiência;
3- Relevância do conteúdo, pontuação e ortografia;
4- Sequenciação da informação(Coerência e coesão);
5- Nível de formalidade;
6- Função da comunicação(Funções de linguagem);
7- Convenção (formato do documento- Gênero)



ESTRATÉGIAS
1- Muitas vezes, os professores usam códigos complexos inacessíveis aos alunos
mais jovens ou mesmo àqueles que adquiriram aversão a quaisquer processos de avaliação mantendo um MONÓLOGO.
Os códigos criados, geralmente, enchem o texto de abreviações que o aluno não consegue entender. E, COM ISSO, A REVISÃO TORNA-SE UM PROCESSO SEM VALIDADE.

Diretrizes discentes para facilitar revisão de textos de alunos de 10 a 14 anos:
a) as pessoas não vão entender por que isto é importante;
b) as pessoas podem não acreditar nisso;
c) as pessoas não vão se interessar muito por esta parte;
d) eu acho que poderia dizer isto de forma mais clara;
e) as pessoas vão se interessar por esta parte;
f) isto está bom;
g) esta é uma frase útil;
h) estou fugindo do assunto principal;
i) até mesmo eu estou confuso com o que quero dizer;
j) isto não soa bem.

OU...
a) vou deixar assim mesmo;
b) vou dar um exemplo;
c) vou tirar essa parte do texto;
d) vou escrever esta parte de uma outra forma;
e) vou dizer mais coisas sobre isso;
f) vou escrever com outras palavras.
g)vou pedir meu colega para ler o texto ( distanciamento)

Chave de correção
Lista de verificação para editoria

Autor:
Título:
Data de início: Data de término:
Editor: Colega editor:
O texto faz sentido?
Ortografia:
Pontuação:
Pontos, pontos de interrogação, vírgulas, pontos de exclamação, aspas ou travessões.
Parágrafos:
Letras maiúsculas:
Palavras excessivas:
Comentário do professor:
Pontos fortes: Carências:

[...] O ponto mais importante é fazer com que as crianças percebam que a edição envolve mais que a correção de erros.
As listas devem mudar à medida que as crianças também se modificam e, uma vez que existe uma imensa variedade de capacidades dentro de uma sala de aula, faz sentido confeccionar vários tipos diferentes de listas de verificação, cada uma representando diferentes níveis de sofisticação.

Unidade 24- Literatura para adolescentes
Dizer que nossos adolescentes não leem é um exagero, o que acontece é que eles se apossam de uma literatura diferente da que a projetamos para eles, percebemos também a influência que essas leituras têm na vida deles, refletidas em sua forma de ser e agir no mundo e quanto os pais são capazes de voltar sua atenção a essa questão há uma grande contribuição na formação deste adolescente leitor.
Revista Língua Portuguesa- ano 5. nº 64. fevereiro de 2011 (Trabalho coletivo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário