segunda-feira, 9 de maio de 2011

VISITA AO MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS EM BELO HORIZONTE

ARTE

É chegada a hora de nossos professores saírem um pouco da sala de aula...O conteúdo a se estudar era de Artes e nada melhor que um visita ao MAO....Espaço perfeito para o que pretendíamos nessa unidade:Em consonância com os assuntos estudados no fim do TP2 (Artes) e início do TP3 (Trabalho), a fusão do “útil ao agradável” torna o projeto Gestar mais precioso e prático numa visita ao Museu de Artes e Ofícios, cujos objetivos comuns fazem do estudo dos cadernos de Teoria e Prática conhecimentos vivos e prontos para serem assimilados, vivenciados e, principalmente, “degustados”.

Objetivos Gerais:
 Conhecer e analisar instrumentos que caracterizam os ofícios e que são, simultaneamente, obras de artes e geometria pura.
Objetivos específicos:
 Perceber a manifestação artística como forma de apreender a riqueza cultural presente desde a época pré-industrial.
 Cursar o fim do módulo I(TP2) e início do módulo II(TP3) de forma mais dinâmica e interativa, conciliando temática e conteúdo.
 Analisar aspectos intrínsecos de obras de arte (exposição de fotos da família real belga em visita ao Brasil -1920)






Ao chegarmos ao MAO, visitamos uma belíssima exposição de fotografias e diários de viagem da família real belga ao nosso país que deixou a todos um encantamento a respeito da diferença do saber olhar a realidade do Brasil( visões diferentes na década de 20 e década de 60).

O Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte (MAO) recebeu, simultaneamente, as exposições de fotografias “Visita da Família Real Belga ao Brasil. 1920” e “Diários de Viagem – Fotografias do Rei Leopoldo III no Brasil (1962 – 1967)”. No total, são mais de 120 fotos e cerca de 350 imagens de páginas ilustradas com poemas,retratos, reproduções de obras de arte e dedicatórias.
Para o Museu de Artes e Ofícios, abrigar as exposições tem um caráter histórico significativo. A Estação Central, local onde está instalado o Mao, foi construída especialmente para receber o rei Alberto I e a rainha Elisabeth, em 1920, vindos do Rio de Janeiro para Belo Horizonte. Outros pontos da capital mineira também foram restaurados para receber a realeza, como o Palácio da Liberdade e a Praça da Liberdade.

A exposição traz 54 reproduções de fotografias da visita do rei Alberto I e da rainha Elisabeth, datadas de 1920. As imagens foram feitas a partir de originais conservados em coleções brasileiras e, principalmente, nos arquivos do Palácio Real de Bruxelas. Diversas dessas fotografias são de autoria da própria rainha Elisabeth.
Integram a mostra cerca de 350 imagens das páginas ilustradas com paisagens do Brasil, poemas, retratos, reproduções de obras de arte e dedicatórias, que o governo brasileiro ofereceu como recordação ao rei de sua visita ao país. O casal e sua comitiva chegaram ao Rio de Janeiro no dia 19 de setembro, estiveram também em Minas Gerais e São Paulo, retornando à Europa no dia 16 de outubro, acompanhados do príncipe Leopoldo, que encontrou os pais no Rio.

Já o outro lado da exposição apresenta 62 fotografias realizadas por Leopoldo III, apaixonado por fotografia desde a infância, nas quatro viagens feitas ao Brasil nos anos 1960. Além de imagens do rei feitas por seus companheiros das várias xpedições e mapas indicativos dos trajetos realizados no país. Ele esteve no Brasil por duas vezes em 1962, uma em 1964 e outra em 1967.
O rei e sua comitiva percorreram diversas cidades e regiões brasileiras, detendo-se principalmente no Brasil Central e na Amazônia. Entre as fotografias há registros importantes de diversas etnias indígenas, imagens de cidades brasileiras e paisagens amazônicas.

São olhares muito distintos e muito ricos sobre um mesmo Brasil: um Brasil com a casa arrumada (1920) e o Brasil real(não para a realeza-1960).





















2 comentários:

  1. Flávia, parabéns pela inciativa!
    A viagem foi muito boa para todos nós!
    Abraços,
    Catley

    ResponderExcluir
  2. Oh,Cat....Obrigada!
    Mas acho que foi realmente boa, porque houve um compromentimento de uma turma tão joia como a nossa. Fiquei muito feliz por isso.
    Valeu pelo comentário.
    Bjão
    Flávia Regina

    ResponderExcluir